×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Diocese de Campos orienta fiéis em comunicado sobre coronavírus

Evitar aglomerações e contatos próximos estão entre as indicações para as igrejas católicas da região

Comunidade
Por Redação
14 de março de 2020 - 11h27

Bispo de Campos e outros sacerdotes celebram missas durante a semana (Foto: Divulgação)

A Diocese de Campos se posicionou em relação à disseminação do coronavírus no município. A instituição emitiu um comunicado direcionado às paróquias e igrejas da região, com orientações específicas voltadas a combater prováveis contágios em toda a comunidade. Entre as indicações, a ordem religiosa suspende encontros de catequese, festivais , eventos de evangelização e aglomerações em geral. As celebrações de missas não foram impedidas, mas fica orientado que o número de participantes deve ser reduzido, evitando assim contatos físicos próximos entre os fiéis. O texto foi assinado pelo vispo de Campos, dom Roberto Ferreria Paz.

 

Comunicado da Diocese de Campos

Bispo de Campos assinou o comunicado (Foto: Arquivo/ Silvana Rust)

“A Diocese de Campos tendo em conta o perigo exponencial de crescimento dos casos de coronavírus decide ampliar as orientações, no sentido de dar mais garantias. Fica, portanto, suspensos os encontros de catequese nas paróquias em todo o território diocesano, também no que diz respeito a festivais, eventos de evangelização sejam transferidos para mais adiante. O Seminário Diocesano Maria Imaculada também irá suspender as atividades por 15 dias, assim como a Escola Mater Ecclesiae de Campos.

Já com relação às Celebrações Eucarísticas, se sugere na medida do possível, a multiplicação das mesmas, para evitar aglomerações em certos horários. Também que possa estar em vigor às celebrações para pequenos grupos, ou mesmo durante a semana da Celebração da Palavra. Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão deverão se deslocar também para o atendimento aos doentes e idosos. Sugerimos aos irmãos idosos, por integrarem o grupo de risco, que possam participar das Santas Missas transmitidas pela TV ou Web.

Tudo isso, voltamos a afirmar é para uma cultura da vida e para vencermos juntos este flagelo que é o coronavirus. Sem diminuir em nada a nossa fé, mas alimento com a caridade, pois uma fé sem obras é uma fé morta.
Campos dos Goytacazes, 13 de março de 2020
+ Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz”