×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aulas são adiadas em todos os polos da UFF, incluindo Campos

Os campi do IFF também terão aulas suspensas por 15 dias

Educação
Por Redação
13 de março de 2020 - 12h58

Manifestantes na UFF de Campos em 2019 (Foto: Arquivo/Ilustração/ Carlos Grevi)

A Universidade Federal Fluminense (UFF), divulgou uma nota nesta sexta-feira (13) em que anunciou o adiamento por uma semana do início do período letivo, que ocorreria na próxima segunda-feira, dia 16 de março. O adiamento visa evitar o aumento da situação corrente de circulação de dezenas de milhares de pessoas. Além de Campos, a UFF tem unidades situadas em outros oito municípios do Estado do Rio de Janeiro, por onde circulam cerca de 50 mil alunos.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) também adotou essa medida. veja a nota:

“O Instituto Federal Fluminense (IFF), atento à declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca do estado de pandemia causado pelo Covid-19 (novo Coronavírus), às recomendações determinadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação e o decreto do dia 13 de março de 2020 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, resolve:

1 – Suspender as aulas em todos os campi do IFF pelo período de 15 dias, a partir de 16 de março de 2020;

2 – Instituir um Comitê de Emergência, com representantes de todos os campi do Instituto, para monitorar o avanço do Coronavírus nas regiões onde o IFF está inserido e avaliar as medidas que serão tomadas nas próximas semanas no que se refere a mudanças nas rotinas de atividades acadêmicas;

3 – Estabelecer medidas de contingenciamento contra o Coronavírus, por meio de portaria”.

 

Nota da UFF

“Posicionamento sobre as atividades da UFF em relação ao Covid-19

A Universidade Federal Fluminense (UFF), considerando as ponderações do Grupo de Trabalho de especialistas composto para assessorar a administração acerca da pandemia do novo corona vírus e após consulta à Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, decidiu adiar por 1 (uma) semana o início do período letivo que ocorreria na próxima segunda-feira, dia 16 de março.

A UFF tem unidades situadas em 9 municípios em todas as mesorregiões do Estado do Rio de Janeiro, por onde circulam cerca de 50 mil alunos. Quando se considera interromper aulas que já estão em andamento, o objetivo é reduzir o nível de circulação e o contato entre as pessoas. Enquanto que, no caso da UFF, onde o período letivo ainda não se iniciou, o adiamento visa evitar o aumento da situação corrente de circulação de dezenas de milhares de pessoas. Isso está em linha com as recomendações da OMS, Ministério da Saúde, MEC/SESU e Secretaria do Estado do Rio de Janeiro de evitar locais com aglomeração de pessoas e contribui para a contenção da transmissão do vírus.

A graduação em Medicina, cujo período letivo está em andamento desde o dia 09 de março, também terá suas aulas suspensas temporariamente pelo mesmo período, em consonância com os outros cursos da UFF. Os alunos de Medicina em internato devem seguir a orientação da unidade hospitalar em que atuam. Em relação aos cursos de pós-graduação, o adiamento temporário das aulas ficará a critério de suas respectivas coordenações, recomendando que sejam consideradas suas especificidades e as orientações dos órgãos de saúde.

Considerando que as atividades acadêmicas do Colégio Universitário tiveram início em fevereiro e que envolvem alunos de ensino infantil, fundamental e médio, suas atividades serão mantidas e deverão seguir a orientação das Secretarias Municipal e Estadual de Educação.

Recomenda-se suspender, neste período, cerimônias, eventos ou qualquer outra situação de aglomeração de pessoas.

Em relação aos servidores recomenda-se que, em casos suspeitos, prováveis e/ou confirmados de doenças pelo coronavírus, procurem atendimento médico na rede de assistência básica pública ou privada de saúde e sigam as orientações da equipe de saúde. Caso seja identificada a necessidade de afastamento de suas atividades laborais para a adoção de medidas previstas, o servidor deverá comunicar tanto sua chefia imediata quanto a Divisão de Perícia.

Essas medidas não diminuem a importância de se observar as orientações de prevenção do Ministério da Saúde que podem ser acessadas no site do GT da UFF no link: http://www.uff.br/coronavirus

Essas recomendações poderão ser atualizadas a qualquer momento a depender das condições e das orientações da autoridade sanitária”.