×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ciência, Educação, beleza e muito mais na coluna de Aloysio Balbi

Diretor de Jornalismo do Jornal Terceira Via comenta os principais assuntos da semana

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
9 de março de 2020 - 0h01

Katiana Rodrigues vive Capitu no palco e provoca a plateia (Foto: Reprodução)

O avesso da mulher

As atrizes Katiana Rodrigues, Adriana Medeiros e Rosângela Queiroz voltam ao palco do Teatro de Bolso de Campos este mês. Elas reapresentam os sucessos teatrais de 2019 escritos pela acadêmica e dramaturga Arlete Sendra que adaptou obras de Clarice Lispector, Machado de Assis e Guimarães Rosa para o palco na trilogia “O Avesso da Mulher”. Katiana Rodrigues é a primeira a subir ao palco em 2020, com “Traídas e Traidoras: somos todas Capitu”, de quinta (12) a domingo (15), às 20h.

Ciência e cerveja

O Pint of Science, evento mundial que divulga em bares a ciência produzida nas universidades vai ganhar sua terceira edição em Campos. Será de 11 a 13 de maio, mas as inscrições de trabalhos já estão acontecendo até o dia 10 deste mês. As instituições de ensino da cidade estão recebendo trabalhos de professores e estudantes que queriam exibir suas pesquisas durante o evento. A doutora Aline Intorne do IFF e Uenf está à frente da coordenação este ano.

Beleza e solidariedade

Um concurso de beleza e evento gastronômico no Parque Flamboyant está sendo promovido em prol do Asilo do Carmo, em Campos. O “Garota e Garoto Flamboyant” vai acontecer no dia 11 de abril, às 20h30. Estão previstas participações de Dj’s e food trucks. Aos participantes e ao público, pede-se como doação um quilo de alimento. A arrecadação será destinada à instituição que assiste idosos. Eleni Soares é uma das organizadoras.

Desemprego no atacado

A estimativa da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do Rio de Janeiro-ADERJ- é de que até o final deste primeiro trimestre três mil postos de trabalho terão sido fechados no setor. A principal causa para a crise é a chamada guerra fiscal, com empresas dos vizinhos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, abastecendo o Rio, o segundo mercado consumidor do país, pois pagam menos impostos na origem.

Niterói fatura

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) foi selecionado como um dos mais impactantes e inspiradores projetos de arquitetura do mundo pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), organização americana sediada na Pensilvânia (EUA). A obra de Oscar Niemeyer está entre as 10 construções mais influentes dos últimos 50 anos, como renomados monumentos clássicos internacionais.

Campos não percebe

Em Campos estão marcando bobeira. A cidade tem um conjunto arquitetônico todo de Oscar Niemeyer, que é o campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Uenf. São os conjuntos nos moldes do Cieps, o Centro de Convenções, o Hospital Veterinário, entre outros. A Uenf ainda tem outros dados para agregar essa joia: foi a última universidade concebida pelo antropólogo Darcy Ribeiro e concretizada por um político da envergadura de Leonel Brizola. Embora não tenha a beleza da Baía da Guanabara, mesmo assim é de suma importância, e pouco percebida.

Educação é a solução

Seis alunos da rede municipal de ensino de Campos receberam destaque no Diário Oficial do município, esta semana. Tudo porque foram aprovados em cursos do Instituto Federal Fluminense (IFF). Lorena Machado, 2º lugar em eletrotécnica; Kassiany Alves, 2º lugar para Informática; Pedro Lucas Ribeiro, 3º lugar para Informática; Guilherme Rodrigues, 3º lugar para Automação Industrial; Theo Almeida, 3º lugar para o curso de mecânica e Vinícius Nascimento, 4º lugar em mecânica.

Defesa pessoal

Um grupo coletivo em defesa da mulher planeja começar um curso de defesa pessoal voltado para este público, na Uenf. A ideia é que haja aula prática, manuseio de acessórios para defesa como spray de pimenta, cartilha com telefones e endereços de redes de apoio à mulher, entre outros. A previsão de início é março e terá duração de dois meses, com aulas duas vezes por semana.

Elas não são normais

E as gêmeas campistas e talentosas Lívia e Julia Bravo dão mais um passo em sua carreira como atriz, mas agora no cinema nacional. Elas estreiam na comédia “De perto ela não é normal”, com Suzana Pires, Marcelo Cerrado e participação de Angélica, Ivete Sangalo e outros artistas brasileiros. O trailer já foi lançado e a comédia estreia dia 2 de abril nos cinemas. A última aparição das gêmeas em rede nacional foi neste mês de fevereiro na novela Amor de Mãe, da Rede Globo.

Castramóvel

Campos vai ser uma das primeiras cidades a contar com castramóvel, um trailer equipado com centro cirúrgico para realizar cirurgias de castração nos animais de rua e da população carente. A Emenda parlamentar que liberou o dinheiro para esse investimento foi batalhado pela jovem campista, Natália Dutra, uma ativista da causa animal que hoje reside em Brasília.