×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

PreviCampos: aposentados e pensionistas devem se recadastrar no mês de aniversário

A chamada “prova de vida” é necessária para manter em dia o pagamento dos beneficiários.

Campos
Por Redação
29 de fevereiro de 2020 - 13h29

Sede do PreviCampos (Foto: SupCom)

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (PreviCampos) orienta aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campos para o recadastramento. A chamada “prova de vida” é necessária para manter em dia o pagamento dos aposentados e pensionistas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Instituto, na Avenida Alberto Torres nº 173, no Centro.

O recadastramento é feito no mês de aniversário do beneficiário, que deve levar ao PreviCampos o seu CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor e Comprovante de Residência. Em casos de situação de dificuldades de locomoção, o tutor ou curador deve apresentar procuração registrada em cartório. Se for por motivo de doença, deve levar também o laudo médico.

— É muito importante que o aposentado e pensionista se lembre de fazer o recadastramento sempre no mês de seu aniversário. Assim como acontece em outros Institutos de previdência, como o INSS e até nas previdências complementares, esse procedimento permite que o instituto acompanhe a vida do servidor inativo, inclusive quanto às suas atualizações cadastrais — explica a presidente do PreviCampos, Thais de Maria Ramos.

Campos possui atualmente mais de 4 mil servidores aposentados e pensionistas e o esquecimento da “prova de vida” chama atenção. Todos os meses, pelo menos, 10% dos aposentados e pensionistas não comparecem para realizar o recadastramento e isso acaba inviabilizando o recebimento dos proventos.

— Estamos buscando outros meios de relembrar aos inativos a necessidade do recadastramento no mês do aniversário, como serviços de SMS e contato telefônico, mas até para isso precisamos ter os dados cadastrais atualizados. Por isso é importante que nossos aposentados e pensionistas fiquem atentos e compareçam ao Instituto – completou Thais.

O recadastramento deve acontecer no ano em que o servidor se aposenta ou que o pensionista começa a receber a pensão, sempre no mês do seu aniversário.