×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mulher com suspeita de coronavírus é liberada e ficará em isolamento domiciliar

Segundo a Prefeitura, ela está clinicamente estável e será acompanhada pela equipe de infectologia do HFM

Campos
Por Redação
28 de fevereiro de 2020 - 17h53

(Foto: Arquivo/Carlos Grevi)

A paciente com sintomas do novo coronavírus que buscou atendimento nesta sexta-feira (28), no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, foi liberada e permanecerá em quarentena. Segundo nota oficial emitida pela Prefeitura de Campos, ela tem 24 anos, está “clinicamente estável” e será acompanhada pela equipe de infectologia da unidade de saúde durante o isolamento domiciliar.

Veja a nota na íntegra:

“Nesta sexta-feira (28), uma mulher de 24 anos, com sintomas semelhantes aos do coronavírus, foi atendida no Hospital Ferreira Machado (HFM). Estando clinicamente estável, ela foi liberada e ficará em isolamento domiciliar respeitando a quarentena, sendo acompanhada pela equipe de infectologia do hospital. Os exames já foram encaminhados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) para análise. Familiares e outras pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo supervisionados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já comunicou o caso suspeito à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A paciente esteve recentemente em Milão, na Itália, onde ficou por 15 dias. Retornou a Campos no dia 18 de fevereiro e, cinco dias após chegar à cidade, começou a apresentar sintomas como: tosse, febre, desconforto respiratório, coriza. Assim como outros vírus respiratórios – como meningite, por exemplo – a transmissão do coronavírus ocorre através de gotículas expelidas quando se tosse ou espirra. Para que a doença seja transmitida, é preciso que uma pessoa esteja muito próxima ao doente – menos de um metro de distância dele – ou mantenha contato direto com ele.

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campos vem se reunindo, desde início de fevereiro, com representantes dos hospitais das redes pública, particular e contratualizada para definir o protocolo de acolhimento, atendimento, tratamento e precaução, para eventuais casos de pacientes com suspeita da doença. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que não há motivos para alarmismos e que não há casos confirmados da doença no estado do Rio de Janeiro”.

Fotos e vídeos de pacientes e funcionários do HFM usando máscaras cirúrgicas viralizaram nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas na tarde desta sexta-feira, após a paciente, que não teve o nome revelado, dar entrada na unidade de saúde.

Após a confirmação do primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, aumentou a procura por álcool (principalmente em gel) nas farmácias, inclusive de Campos e região. Alguns estabelecimentos localizados na Pelinca e no Centro já estão com os estoques zerados.

A secretaria municipal de Saúde, porém, afirma que “não há motivos para alarmismos e que não há casos confirmados da doença no estado do Rio de Janeiro”.