×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Governo estadual investiga caso suspeito de coronavírus em Macaé

Jovem de 22 anos chegou da Itália há dez dias; Secretaria de Saúde e Prefeitura seguem os protocolos de acompanhamento

Região
Por Redação
27 de fevereiro de 2020 - 21h01

*Com informações do Portal G1

Suspeita  de coronavírus em Macaé é acompanhada por autoridades de saúde (Foto: Arquivo/Ilustração)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira (27) que investiga um caso suspeito de coronavírus em Macaé, no interior do Rio. O paciente é um jovem de 22 anos que chegou há 10 dias da Itália.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

A Prefeitura de Macaé informou que o paciente, após avaliação em um hospital particular, encontra-se em observação domiciliar. O município informou que a Secretaria Estadual foi devidamente comunicada e foi estabelecida a abertura formal do protocolo.

Em um boletim divulgado no fim da tarde, a SES informou que nove casos suspeitos de infecção pelo coronavírus (COVID-19) estão sendo monitorados no estado.

Sendo um em Macaé, um em Nova Iguaçu, dois em Niterói e dois na cidade do Rio de Janeiro, além de dois turistas e um caso com local de residência ainda em investigação.

A secretaria informou ainda que além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem para países com circulação ativa do vírus.

“Estamos em alerta máximo e preparados para enfrentar o Coronavírus. Desde o início do ano, trabalhamos na organização de um plano de resposta eficiente e ágil para enfrentar este novo vírus”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Plano de contingência

No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar um possível surto no Estado do Rio de Coronavírus, que é capaz de provocar epidemias e pode evoluir a pandemias. Para proteger o cidadão do COVID-19, a SES definiu objetivos estratégicos, a fim de evitar a disseminação do vírus entre uma população sem imunidade para este subtipo viral.

Segundo o estado, o plano emergencial tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo.

Fonte: G1