×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Industrial fluminense fecha 2019 otimista, destaca Firjan

Indicadores para condições atuais quanto para os próximos meses apresentaram melhora relevante no último trimestre

Economia
Por ASCOM
21 de fevereiro de 2020 - 9h29

(Foto: reprodução)

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (ICEI-RJ) fechou o último trimestre de 2019 em 63,5 pontos, representando melhora na comparação com o trimestre anterior (56,8 pontos). O indicador de opinião empresarial é composto pelas avaliações do momento atual e das expectativas para os próximos seis meses. O índice varia de 0 a 100 pontos, com os resultados acima de 50 indicando melhora ou otimismo, e abaixo registrando piora ou pessimismo na avaliação empresarial.

Conforme levantamento da Firjan, tantos os indicadores para as condições atuais quanto para os próximos meses apresentaram melhora relevante no último trimestre. O indicador de Condições Atuais registrou 56,2 pontos e o indicador de Expectativas para os próximos meses atingiu 67,1 pontos. Por fim, a expectativa de contratação de funcionários se mantém tímida diante da ainda elevada ociosidade na capacidade de produção.

As oscilações no ICEI-RJ ao longo de 2019 relevam que a manutenção da confiança dos empresários está atrelada à concretização das reformas estruturais. “Como o setor privado terá papel fundamental na retomada da economia, já que a capacidade de investimento do setor público está limitada pela situação fiscal, é essencial um ambiente de negócios mais eficiente”, destaca a analista de Estudos Econômicos da Firjan, Carolina Lopes Neder.

Fonte: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro