×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Carnaval em São João da Barra promete agitar foliões da região

Considerado o melhor carnaval do Interior do Estado do Rio, comerciantes da cidade apontam para a expectativa de superar vendas dos últimos carnavais

Cultura
Por Redação
21 de fevereiro de 2020 - 9h28

Avenida do Samba (Foto: Carlos Grevi)

Quem é de Campos e região, certamente já passou ou já ouviu falar da grande festa que é o carnaval no município vizinho de São João da Barra. Os cinco dias de folia são marcados por muita alegria, diversão e muitas, muitas atrações em todo o município. Do distrito de Barra do Açú até a sede do município, diversos blocos e escolas de samba prometem arrastar multidões por onde passarem.

De acordo com o vice-prefeito do município, Alexandre Rosa, a expectativa é de que a cidade receba cem mil turistas a mais do que no último ano, o que corresponde a 67% de aumento no número de foliões de um ano para o outro. “Acredito que todo o município receberá 250 mil pessoas durante esses dias. Teremos programação do Açú, de Barcelos até a sede do município. A nossa expectativa é a melhor possível. Investimos bastante para proporcionar um maior conforto. Temos esse ano de novidade os paineis de led. Então, quem decidir vir pra cá, pode ficar tranquilo que sem dúvidas apreciará o melhor carnaval do interior do Rio”, declarou Rosa.

Também de acordo com o vice-prefeito, São João da Barra investiu bastante em segurança pública para evitar situações como a do ano passado em que um homem foi foi morto na Praça São João Batista por um suposto acerto de contas já que a vítima teria denunciado os mandantes do crime por tráfico de drogas quatro anos antes. “Investimos bastante em segurança. Esse ano, teremos além da Polícia Militar, agentes da Guarda Civil Municipal e seguranças particulares que foram contratados para garantir a paz dentro da festa. Temos também a nossa central de monitoramento por câmeras que funcionará 24h todos os dias com várias câmeras espalhadas por todo o município além de drones que sobrevoarão a Avenida do Samba fazendo o patrulhamento durante as atrações”, comentou.

Vice Prefeito SJB Alexandre Rosa. (Foto: Carlos Grevi)

Quem também está bastante animado com a chegada dos dias de folia, é a comerciante Patricia Rocha que afirmou estar vendendo muito mais do que nos últimos anos. “Os comerciantes daqui de São João da Barra esperam o ano todo para a chegada do verão e principalmente, a chegada do carnaval. Pelo menos aqui na minha loja, acredito que o número de vendas será 80% maior. Diferente dos últimos anos, muita gente veio comprar antes da folia, o que não era visto nos últimos anos. Torcemos para que de fato o sucesso seja grande tanto para os foliões quanto para os comerciantes da cidade”, declarou.

Escolas de Samba prometem levantar o público na Avenida do Samba

Também é tradição no município, o desfile das escolas de samba Congos e Chineses. Esse ano, quem for até a Avenida do Samba poderá acompanhar um belo desfile preparado pelas duas agremiações e também pela Acadêmicos de Vila Imperial, que é a caçulinha de São João da Barra e virá apenas para o seu segundo desfile na passarela.

Escola de Samba Chineses levará a avenida o enredo Um Mar de Fé (Foto: Carlos Grevi)

Com o enredo “Um Mar de Fé”, a escola de Samba Chineses pretende contar a história de Atafona e região e da fé dos pescadores em Nossa Senhora dos Navegantes, que é a padroeira do localidade. Um belo desfile está sendo preparado para abrilhantar ainda mais o carnaval do município.

“Vamos trazer para a avenida temas relacionados à história de São João da Barra, como a chegada de Lourenço do Espírito Santo, que fundou o povoado de Atafona, linha férrea da Leopoldina Railway, construção do templo de Nossa Senhora, cultura pesqueira, destruição ocasionada pelo avanço do mar, devoção e fé e as águas douradas representadas pelo mar e pelo rio Paraíba do Sul”, declarou José Luiz Pereira Melo, que é o presidente da agremiação.

 

“O abre alas que o Congos vai passar”. Escola de samba promete levar muita nostalgia ao público sanjoanense e aos turistas que acompanharem o desfile (Foto: Carlos Grevi)

Já os Congos contarão a história das marchinhas de carnaval. Com o enredo “Ô abre alas que o Congos vai passar”, a agremiação que fica às margens do Rio Paraíba do Sul promete gerar  na Avenida do Samba uma grande nostalgia entre os foliões, principalmente os de idade um pouco mais avançada.

“Mostraremos detalhes de como eram feitos os bailes de carnaval no passado, com peças e cenários de fácil leitura e identificação, além de fantasias temáticas e de marchinhas de carnaval que poderão ser rememoradas pelo público sanjoanense e pelos turistas que virão para a cidade acompanhar o desfile”, declarou.

As agremiações entram na avenida no domingo (23) e na terça-feira (25) a partir das 22h.