×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vigilância Sanitária vistoria escola que teve merenda envenenada no Jardim Carioca

A Polícia Civil investiga arrombamento e suposta contaminação de merenda por invasores

Campos
Por Redação
20 de fevereiro de 2020 - 8h14

Fiscais da Vigilância Sanitária e o secretário de Educação, Brand Arenari, vistoriaram a escola (Foto: Divulgação)

Descarte de alimentos, esvaziamento de caixa dágua, de cisterna e limpeza geral, em especial, da cozinha e despensa. Assim está sendo a rotina na Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, no Jardim Carioca, após a invasão ocorrida na madrugada do domingo (16), quando a unidade foi arrombada e teve parte da merenda contaminada com o que se suspeita ser raticida. O caso foi registrado e está sendo investigado na 146ª Delegacia de Guarus. As aulas foram suspensas e só retornarão na semana após o carnaval.

O secretário de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari, acompanhou nesta quarta-feira (19) a inspeção de dois fiscais da Vigilância Sanitária ao local. De acordo Aline Rodrigues e Renan Ribeiro, as normas adotadas na unidade estão corretas.

— Foi uma atitude criminosa, que poderia ter consequências gravíssimas se os nossos profissionais não tivessem agido rapidamente, tanto ao verificar a anormalidade dos alimentos, quanto para liberar os alunos antes que qualquer um deles pudesse ter contato com esse produto, que seria veneno. De nossa parte, estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance. Esperamos que a polícia possa descobrir e prender, o mais rápido possível, o autor deste atentado — comenta Brand.

Na mesma madrugada, outras quatro unidades da rede municipal foram arrombadas: creche Orla 1, E.M. Olga Linhares Corrêa, E.M. Lions Goytacá e E.M. Pequeno Jornaleiro. Destas, somente a última, única que não fica na região de Guarus, teve notebooks furtados. Nas demais, houve, no máximo, subtração de merenda. Todas registraram as ocorrências nas delegacias e já estão com seu funcionamento normalizado.

As unidades possuíam vigias, que abandonaram seus postos na ocasião. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte já designou outros profissionais para as escolas, pediu reforço da guarda municipal e da Polícia Militar no patrulhamento da região.

Caso da Dr. Luiz Sobral – Na segunda-feira (17), pela manhã, os funcionários da E.M. Dr. Luiz Sobral, ao chegarem ao local, encontraram portas quebradas e objetos fora do lugar. A direção observou garrafas de suco abertas pelos invasores, onde havia elementos, que suspeitaram ser raticida. Imediatamente, os alunos foram liberados, não chegando a ter contato com os produtos. A polícia foi acionada e realizou a perícia dos alimentos, da água, além de coleta de provas. A investigação segue em sigilo.

A escola conta, atualmente, com 784 alunos matriculados, da Educação Infantil ao segundo segmento de Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).