×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Resultado das eleições para diretores das escolas da rede municipal é divulgado

Ao todo, 201 unidades escolares participaram do processo eleitoral

Educação
Por Redação
20 de fevereiro de 2020 - 8h03

Resultado da eleição deve ser divulgado na sexta-feira (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) publicou em edição suplementar do Diário Oficial desta quarta-feira (19) (AQUI) o resultado das Eleições Diretas para diretores das creches e escolas da rede municipal. A relação traz o nome dos eleitos de cada unidade. Dados numéricos, como a porcentagem de votos de cada chapa e abstenção de eleitores, estarão disponíveis nas secretarias das unidades após o carnaval. Como não houve casos de empate, não haverá segundo turno. A posse dos eleitos está prevista para o dia 18 de março, após período de interposição de recursos e de transição. O gestor terá um mandato de dois anos.

Ao todo, 201 unidades escolares participaram do processo eleitoral, o número representa mais de 85% da rede municipal. Destas, 14 tiveram mais de uma chapa inscrita. Puderam votar mais de 48 mil pessoas, entre servidores estatutários em exercício na unidade escolar, os candidatos, os estudantes maiores de 16 anos ou seus responsáveis. O voto foi facultativo a todos, secreto e em urnas distintas, uma para funcionários e outra para os alunos, em virtude dos pesos diferentes dos votos. De acordo com a comissão eleitoral, a adesão foi dentro do esperado.

— O processo foi efetivamente democrático, dando autonomia à escola. Esta é a primeira vez que o candidato escolhido pela comunidade escolar será, de fato, eleito, sem interferência do poder municipal. A vontade da comunidade escolar será soberana — esclarece o secretário, Brand Arenari, ressaltando que que a eleição faz parte do plano de governo do prefeito Rafael Diniz.