×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sinais de trânsito apagados dificultam tráfego no Centro

Em alguns cruzamentos, congestionamentos são formados por causa da confusão de veículos

Trânsito
Por Redação
17 de fevereiro de 2020 - 18h40

Cruzamento sem sinal na área central tumultua trânsito (Foto: Carlos Grevi)

Quem circula pelas ruas estreitas de Campos em horário comercial sabe da dificuldade e da lentidão comum por conta do excesso de veículos. Nas últimas semanas, um complicador passou a ser frequente na área central da cidade: semáforos com defeito. Em alguns locais, os sinais apagados ou apenas com o alerta amarelo operando têm provocado retenções, principalmente em horas de maior movimento. No cruzamento das ruas Vinte e Um de Abril e Teotônio Ferreira de Araújo, o sinal apagado tem gerado reclamações entre motoristas e pedestres.

Nesta segunda-feira (17), no fim da tarde, horário de grande circulação de veículos, o sinal apagado provocou congestionamento no cruzamento das vias. Quem precisava seguir em direção a Praça São Salvador ou para as ruas João Pessoa e Tenente Coronel Cardoso teve que ter paciência. Um nó se forma a cada tentativa de seguir pelos trajetos.

“Na semana passada, um guarda municipal apareceu para ajudar a organizar o fluxo. Porém, hoje, não vi ninguém. É um trecho muito movimentado. Não pode ficar sem sinal ou sem fiscalização”, comentou o comerciante Josélio Pereira.

Pedestres encontram dificuldades em atravessar a rua estreita com sinal apagado

Além de condutores de veículos, os pedestres também ficam irritados com a bagunça que se forma nas esquinas das duas ruas centrais de Campos. Às vezes, não é fácil e seguro fazer a travessia de uma calçada para a outra.

“Hoje, eu quis atravessar, mas um motociclista apareceu do nada andando pela calçada. Como a rua é estreita, eles tentam desviar pela calçada. Foi um susto. Podia ter sido atropelada”, criticou a doona de casa Helvia Maria.

Em uma lanchonete que fica na esquina das duas ruas no Centro de Campos, a vendedora Isabel Junqueira disse que há sempre alguém se livrando de atropelamento. “Quase ninguém respeita com sinal funcionando. Quando está com defeito, a coisa piora”, comentou.

Em alguns pontos, há vários anos, a Prefeitura de Campos colocou tótens ou barreiras impedindo que calçadas fossem usadas para estacionar. Há vários locais com o concreto derrubado por motoristas que não conseguiram executar manobras na esquinas. “Aqui da loja onde trabalho, vejo como há abusos de motoristas e motociclistas. Caminhões também circulam por aqui. O sinal com defeito e uma fiscalização que não multa, a bandalha acaba sendo comum”, comenta vendedor José Geraldo Soares.

Até o encerramento desta edição, a reportagem não obteve resposta da Prefeitura de Campos e do Instituto Municipal de  Trânsito e Transportes (IMTT) sobre reparos dos sinais defeituosos na cidade.