×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hemocentro de Campos em alerta por conta de Carnaval

Época do ano demanda maior estoque de sangue para ocorrências

Geral
Por Thiago Gomes
17 de fevereiro de 2020 - 0h01

Doadores regulares costumam sumir em época de férias (Foto: Silvana Rust)

Nesta época de Carnaval, a exemplo do período de férias, os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de sangue, em torno de 20% a 30%, de acordo com dados do Ministério da Saúde. As unidades enfrentam um sério problema: enquanto as doações tendem a cair, porque até os doadores regulares saem de férias, a demanda tende a aumentar, por conta do alto movimento das emergências. Em Campos, a situação não é diferente e já preocupa os profissionais que atuam no Hemocentro Regional da cidade.

“No período de Carnaval a expectativa das emergências é receber um número maior de acidentados e de vítimas de atos de violência diversas. Daí a preocupação em entrar neste período com o estoque de sangue devidamente abastecido”, destacou a assistente social do Hemocentro do HFM, Maria Gonçalves.

No entanto, de acordo com a assistente social, a unidade não deve enfrentar o período festivo com seu estoque normalizado. “De acordo com o quadro atual, devemos operar com o estoque em baixa durante o Carnaval também. Temos entrado e saído de dias com estoque baixo, com cirurgias eletivas canceladas. A demanda por sangue de todos os tipos para diversos procedimentos médicos só aumenta”, comentou.

Maria Gonçalves faz um apelo para que a população de Campos e região doe sangue. “Se a população doadora de sangue não comparecer, como fazer estoque para o período de Carnaval? Por isso pedimos que as pessoas que podem doar se sensibilizem e venham. Precisamos de todos os tipos de sangue”, pediu.

O Hemocentro Regional de Campos funciona todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriado, das 7h às 18h. “O jejum exigido é só de alimentos que contém gordura. É necessário estar com boa saúde e portar documento original e oficial de identidade”, finalizou a assistente social.

O endereço do Hemocentro é Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, no térreo do HFM.