×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Oitava Estação de Tratamento de Esgoto de Campos é inaugurada nesta quinta

Unidade Lagoa do Vigário é a terceira de Guarus e vai coletar e tratar 90 litros por segundo

Campos
Por ASCOM
13 de fevereiro de 2020 - 13h32

Inauguração aconteceu na manhã desta quinta (Foto: Carlos Grevi)

A oitava Estação de Tratamento de Esgoto de Campos, a ETE-Lagoa do Vigário, construída pela concessionária Águas do Paraíba, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (13). Além do prefeito Rafael Diniz e diretores da empresa, participaram ainda secretários municipais, vereadores, representantes de órgãos de gestão do rio Paraíba do Sul e outras autoridades, civis e militares.

“Esta é uma parceria de sucesso que começou há 20 anos com o prefeito Sérgio Mendes, que teve a coragem de dar esse importante passo. Hoje vemos o resultado traduzido nas oito estações de tratamento de esgoto e também no tratamento de água em todo o município. Enquanto o Grande Rio vive uma crise sobre a qualidade da água e problemas com esgoto, Campos tem uma situação diferente, com água de qualidade, esgoto tratado e qualidade de vida para a população”, destacou Rafael Diniz.

Estação vai coletar e tratar 90 litros por segundo (Foto: Carlos Grevi)

Com capacidade para tratar 90 litros de esgoto por segundo e atender uma população de 100 mil pessoas, a ETE-Lagoa do Vigário foi erguida ao lado da ETE-Guarus, no Parque Vicente Dias, em uma área de 5 mil m². Junto, foram construídos mais de 100 quilômetros de redes coletoras, cobrindo mais de 40 bairros. A terceira ETE da margem esquerda do Paraíba do Sul fica no bairro da Codin.

“Com as oito estações e mil quilômetros de redes coletoras, já tratamos 90% do esgoto urbano do município. Campos já é a terceira cidade do estado nesse quesito, atrás apenas de Niterói e Petrópolis, e vamos continuar investindo. Na oferta de água, já são 46 estações de tratamento, atendendo a 98% da população, levando qualidade de vida e melhor preservação do meio ambiente em todo o município”, afirmou o superintendente da Águas do Paraíba, engenheiro Juscélio Azevedo.