×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fios de eletricidade expostos ameaçam pedestres em Campos

Perigo iminente sobre as cabeças e corpos das pessoas gera reclamações e críticas ao poder público

Comunidade
Por Ocinei Trindade
7 de fevereiro de 2020 - 17h32

Fios soltos de postes se espalham pelo chão de ruas centrais (Fotos: Carlos Grevi)

Quem caminha por várias ruas centrais de Campos, se não prestar bastante atenção, pode ser atingido por fiação elétrica ou de telefonia na cabeça, nos braços ou pernas. Os riscos existem e foram flagrados pelo Jornal Terceira Via. Basta circular rapidamente por vias como Calçadão, Ruas Teotônio Ferreira de Araújo, 21 de Abril, Carlos de Lacerda para se deparar com fios arriados no chão ou desencapados. A concessionária Enel e a Prefeitura de Campos foram procuradas pela reportagem. Informaram que irão visitar os locais denunciados.

Rosana Tavares leva susto com fio que esbarra em sua cabeça na Rua Carlos de Lacerda

Andando pela calçada da Rua Carlos de Lacerda, em frente ao Hotel Flávio, prédio histórico que está abandonado, a jornalista e intérprete de Libras, Rosana Tavares, levou um susto quando distraída, tocou a cabeça em uma fiação que está praticamente solta dos postes de luz. “Uma cidade como Campos não poderia ter uma cena dessa. É uma falta de respeito com quem mora ou passa por aqui. Tenho a impressão que a cidade está abandonada. Vão esperar o pior acontecer com esses fios assim?”, questiona.

Lucas Monteiro afirma que fiação está caída há semanas no local da área central

Lucas Monteiro trabalha em um estacionamento ao lado do histórico Hotel Flávio, na Praça Tiradentes. Ele conta que os fios caídos estão nesta situação há várias semanas sem nenhuma providência dos órgãos públicos. “O medo de choque elétrico existe. Sempre tem fio caído aqui”, comenta. Em um poste do outro lado da rua, fiação elétrica clandestina foi encontrada espalhada pelo chão da praça.

Um fio enrolado pendurado em plena calçada no centro comercial da cidade

O bacharel em Direito, Guilherme Bicoch, também se deparou com fios soltos em postes na Rua Carlos de Lacerda, esquina com Avenida Rui Barbosa. “Por aqui circula muita gente. Nós não sabemos se esses fios podem causar um curto circuito ou provocar uma descarga elétrica. Jamais esta situação poderia estar ocorrendo”, critica. Na Travessa Carlos Gomes, área central da cidade, a dona de casa Ilma Rangel, diz temer um acidente. “Morro de medo de levar uma descarga elétrica”, conta.

No Calçadão, pedestres precisam desviar dos fios para não se ferirem: perigo contante

No Calçadão ou Boulevard Francisco de Paula Carneiro, mais fios pendurados esbarram nas cabeças e nos corpos de transeuntes. Para o advogado aposentado Joel Saad, o lugar tem bancos quebrados, lixo espalhado e risco de acidentes. “A cidade está vergonhosa, uma bagunça. A reclamação é recorrente e o poder público nada faz. Adianta reclamar?”, questiona.

Ainda no Calçadão, o aposentado Carlos Naked relata incidentes com curtos circuitos em redes elétricas que testemunhou nas Ruas 21 de Abril e Sacramento (Lacerda Sobrinho). “Quase todos os postes tem fios soltos. Já vi gente levando choque. Puseram novos postes, mantiveram os antigos e não restauraram. Os postes velhos oferecem mais riscos”, afirma.

Milhares de pessoas passam pelo Calçadão todos os dias com fios e postes expostos

Para o aposentado Salvador Ricardo, o Calçadão ficou um período às escuras. “Fizeram um gasto necessário. Puseram novos postes com lâmpadas de led que economizam, mas os antigos continuam no local com fios soltos. Qualquer criança pode tocar e se machucar”, criticou.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “os postes de distribuição de energia estão sob a concessão da Enel, responsável pela fiscalização dos compartilhamentos de rede que ocorrem neles. Qualquer avaria que ocorra nestes pontos, a concessionária deve notificar a empresa responsável para a devida normalização. A Superintendência de Iluminação Pública vai comunicar à Enel sobre essa situação para que entrem em contato com as empresas para as devidas providências”, relatou. A Enel Distribuição Rio informou que enviará uma equipe técnica para verificar a rede elétrica dos locais mencionados.

Galeria de fotos: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abandono do Calçadão no coração financeiro de Campos