×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Idosos de Campos em imersão no mundo digital

O Viver abrange diversas aulas e oficinas de inclusão digital, educação, saúde preventiva e mobilidade física

Tecnologia
Por ASCOM
6 de fevereiro de 2020 - 8h29

“Eu pago a internet lá de casa, mas nunca usei o computador. Hoje estou completamente realizado”. Esta foi a declaração emocionada de Carlos Roberto Santos, de 66 anos. Ele participou da primeira aula de estimulação cognitiva digital, lançado nesta quarta-feira (5), no Centro Dia do Idoso. O direito à inclusão digital foi garantido por meio do Programa Viver do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI). Campos é a única cidade do estado do Rio de Janeiro contemplado com o projeto federal. A iniciativa não onera os cofres públicos e vai alcançar mais de dois mil idosos assistidos pela Prefeitura através da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa).

“Pioneirismo e inovação são marcas registradas do governo Rafael Diniz para os idosos de Campos. Mais uma vez, inovamos no que concerne ao envelhecimento saudável e ativo dos nossos idosos. Fomos a única cidade do estado contemplada com este projeto porque estamos trabalhando com seriedade e responsabilidade. Nossos idosos vão ter acesso a todas as vertentes que o programa oferece. Começamos com a inclusão digital. Os alunos da Escola dos Saberes também vão utilizar o laboratório de Informática para as aulas. É a consolidação do nosso propósito de política pública em prol da qualidade de vida da terceira idade”, destacou Heloísa Landim, secretária do Envelhecimento Saudável e Ativo.

Em outubro do ano passado, após articulação do prefeito Rafael Diniz, da secretária do Envelhecimento Saudável e Ativo Heloísa Landim e da ex-deputada Cristiane Brasil, o Centro Dia do Idoso foi equipado com oito computadores, oito webcams, um projetor de imagem e uma impressora. O Viver abrange diversas aulas e oficinas de inclusão digital, educação, saúde preventiva e mobilidade física. Os idosos se inscrevem nas cinco modalidades.

“É uma satisfação fazer parte desta gestão que prioriza o idoso, indo além dos medicamentos farmacológicos. Os benefícios que o Programa Viver traz são inúmeros. Implantamos a estimulação cognitiva com embasamento tecnológico. Cognição não se trata, apenas, de memória, é a capacidade de formamos novas memórias e novas conexões neurais. Os idosos serão estimulados na memória, atenção, percepção visual; principalmente, na capacidade de lógica e funções executivas que abrangem planejamento e organização”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Atenção Básica à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde, Deborah Casarsa.

A técnica de Enfermagem Sharlene Barbosa estará à frente da aula de estimulação cognitiva digital. Os idosos participaram de uma triagem, em 2019, através da aplicação do Montreal Cognitive Assessment (MoCA) – teste de rastreio cognitivo privilegiado. Com o resultado final foi possível formar turmas harmônicas.

“Os alunos foram divididos por grupos de acordo com o resultado do Miniexame do Estado Mental (MEEM) e serão estimulados por meio de um computador com atividades de estímulos contínuos que trarão benefícios na capacidade funcional do idoso, emocional e cognitiva”, finalizou Sharlene.