×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cacarecos e caçambas

Carcaças de veículos abandonados pela ruas causam tantos problemas quanto caçambas sem sinalização

Opinião
Por Editorial
5 de fevereiro de 2020 - 14h40

A maioria das caçambas não são sinalizadas em Campos (Foto: Silvana Rust/Arquivo)

A Postura do município está notificando proprietários de veículos, quase sempre em petição de miséria, abandonados pelas ruas de Campos, na maioria das vezes em bairros periféricos. O correto seria recolher esses carros e levá-los para ferro-velho ou algo do gênero.

São verdadeiras sucatas e cacarecos, onde se percebe somente a carcaça. Todos estão sem seus faróis e lanternas traseiras refratárias. Isso torna-se um risco para os outros carros que trafegam, principalmente à noite. Existem registros de acidentes deste tipo.

Um carro em perfeito estado, com suas taxas em dia, acaba colidindo com uma carcaça abandonada sob uma árvore. Quem paga o prejuízo?

Nesta mesma linha, existe um outro risco bem semelhante, que a Postura deveria agir, e neste caso com maior rigor. Trata-se das caçambas de entulhos de obras que ficam estacionadas em locais destinados a veículos.

Não há porquê impedir, mas é necessário cobrar que os responsáveis por essas caçambas respeitem um padrão de sinalização, porque assim como os carros abandonados, elas enganam os motoristas. Já são vários os acidentes deste tipo, sendo um recente na rua dos Goytacazes, ferindo três pessoas.

Neste caso, o acidente pode ter proporções maiores já que uma caçamba é feita de ferro, com uma espessura bem mais robusta que os carros. Colidir em uma caçamba é o mesmo que bater em uma rocha. São problemas que estão em trânsito e devem ser resolvidos com prioridade.