×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Moradores da Tapera reclamam da falta de rede de esgoto

Galeria de águas pluviais foi destruída e usada em ligações clandestinas

Comunidade
Por Redação
4 de fevereiro de 2020 - 17h07

Quem vive na Rua Santo Antônio, no bairro da Tapera, localidade de Ururaí, em Campos, há vários anos enfrenta o problema da falta de saneamento. Não há rede de esgotos no local, a não ser fossas sépticas. Há cerca de 30 anos, a Prefeitura manilhou e calçou a região, instalando galerias de águas pluviais. Com o passar do tempo, houve desgaste das instalações sibterrâneas, além do problema de depredação. Muitas ligações clandestinas de água foram realizadas por alguns moradores. Atualmente, há vazamentos e problemas de desgastes que prejudica quem passa pelo local a pé ou de carro.

Mauricio Nascimento é comerciante e microempreendedor. Ele vive na Tapera há anos e acompanhou a deterioração da Rua Santo Antônio e adjaceências. A Associação de Moradores tenta obter da Prefeitura de Campos obra de recuperação e instalação da rede de esgotos, mas até agora não obteve êxito. Só nos últimos meses, vários ofícios foram protocolados na administração municipal solicitando providências para resolver os problemas.

“As chuvas das últimas semanas ajudaram a piorar situação. A água tem dificuldade escoar com manilhas quebradas ou com abertura inapropriadas que é de 40 centímetros. Há ligações clandestinas que ajudaram a piorar a situação. A gente paga impostos e gostaria de ter uma solução definitiva. Aqui moram cerca de duas mil pessoas. O acesso é difícil para todos, mas para caminhões é ainda mais. A passagem para o parque da Petrobras está bloqueado. Há muito perigo de acidentes aqui. Sem respostas, pretendemos procurar o Ministério Público”, explica.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campos e da concessionária Águas do Paraíba. Em nota, a Prefeitura informou que ” a superintendência de Infraestrutura e Mobilidade Urbana realizou novo levantamento para realização de melhorias no bairro. Em 2019, foram realizadas ações pontuais que incluíram reparos na pavimentação e em dispositivos de drenagem. Outras intervenções estão previstas, mas as ações do órgão seguem respeitando a disponibilidade financeira”.

Até a publicação da matéria a Águas do Paraíba ainda não havia se posicionado sobre soluções para os problemas na Tapera.

Imagens feitas por moradores foram compartilhadas em redes sociais