×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grupo IMNE suspende convênio com operadora de saúde Cassi por falta de pagamento

Apesar da suspensão, IMNE se compromete a não interromper tratamento de pacientes internados

Saúde
Por Ocinei Trindade
2 de fevereiro de 2020 - 7h00

Dr.Herbert Sidney Neves, diretor-presidente do Grupo IMNE (Foto; Silvana Rust)

No último dia 27 de janeiro, a direção do Grupo IMNE comunicou publicamente a suspensão  dos serviços para a operadora de saúde CASSI. A falta de pagamento pelos serviços médico-hospitalares realizados pelo Hospital Geral Dr.Beda, Clínica e Maternidade Lilia Neves e UTI Neonatal Nicola Albano levou a decisão de não atender mais ao convênio Cassi. O IMNE informou, ainda, que pacientes em tratamento não serão prejudicados.

Em comunicado oficial, o IMNE informou:

“A partir de 27 de janeiro de 2020, estamos suspendendo o atendimento aos previdenciários da CASSI, por falta de pagamento dos serviços prestados. Os usuários da Operadora CASSI que estiverem internados em nossas unidade médico-hospitalares terão o atendimento mantido até a Alta Hospitalar. Os usuários da Operadora CASSI que estiverem em tratamento de Quimioterapia, Radioterapia e Hemodiálise continuarão sendo atendidos, sem qualquer prejuízos de sua condição clínica”.

A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) existe há 76 anos e conta atualmente com cerca de 650 mil segurados. Em 2018, a operadora enfrentou problemas de reservas financeiras e inversão de patrimônio, além de alguns impedimentos por não conseguir cumprir exigências feitas pela Agência Nacional de Saúde (ANS). De acordo com reportagem publicada pelo site brasiliense “Metrópoles” em 28 de novembro de 2019, nos últimos sete anos a CASSI tinha dívidas de R$ 900 milhões. Para não quebrar, um novo estatuto foi elaborado e aprovado por seus associados.

A reportagem do Jornal Terceira Via procurou a direção da Cassi que, por meio de nota, informou desconhecer débitos e suspensão da prestação de serviços do IMNE para com a operadora. A nota diz o seguinte:

“Informamos que a CASSI não reconhece qualquer dívida com os prestadores do Grupo IMNE. O contrato firmado entre as parte prevê a análise e processamento de guias faturadas que podem gerar glosas (bloqueio de pagamento) por diversos motivos, como: a ausência de autorização prévia, cobrança de itens que não estão estabelecidos em contrato ou por divergências contratuais de qualquer natureza. A CASSI não foi comunicada pelo prestador da suspensão de atendimento e adotará as medidas cabíveis visando restabelecer os atendimentos. Os participantes internados terão seus tratamentos continuados, conforme comunicado do próprio grupo IMNE. A CASSI possui outros quatro hospitais credenciados no município de Campos dos Goytacazes e uma Unidade própria da CASSI – CliniCASSI”.

Unidades do Grupo IMNE como Hospital Geral Dr. Beda suspenderam atendimento ao plano Cassi (Foto: Arquivo)

O diretor-presidente do Grupo IMNE, Herbert Sidney Neves, contestou o posicionamento da Cassi, emitindo um novo comunicado público:

“Na nota endereçada, a CASSI diz não ter sido comunicada pelo prestador da suspensão do atendimento, logo abaixo, na mesma nota, afirma que os pacientes internados (usuários da CASSI) terão seus tratamentos continuados, conforme comunicado do próprio Grupo IMNE.Nessa condição, da mesma forma em que a operadora diz não ter sido comunicada, no parágrafo seguinte ela se contradiz.

A afirmativa que a CASSI não reconhece qualquer dívida com os prestadores do Grupo IMNE é totalmente inverídica, pelas glosas (ausência de pagamento das faturas apresentadas) que vêm ocorrendo desde o início de 2019. As glosas indevidas e recursadas perante a CASSI, não tem tido por parte dessa operadora, a devida quitação. Em total desacordo com o contrato firmado entre as partes.

Realçamos que, todo contato feito por qualquer prestador de serviços a CASSI é de forma virtual (por meio eletrônico), sem que alguém se digne a apresentar-se como autor do desrespeito que não pode existir entre as entidades convenentes.  Reafirmamos, publicamente, que o atendimento à Operadora CASSI está SUSPENSO nas unidades do Grupo IMNE, sem prejuízo aos pacientes que estão internados ou recebendo tratamento específico.

MEDICINA DE EXCELÊNCIA o Grupo IMNE sabe fazer. Respeito por parte das operadoras contratantes de nossos serviços, NÓS EXIGIMOS”, conclui.