×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Balanço: 200 casas são afetadas pelas chuvas em São Francisco

Município decretou situação de emergência

Região
Por Redação
31 de janeiro de 2020 - 10h04

Temporal inundou várias ruas do município no dia 17 de janeiro (Foto: Divulgação/PMSFI)

Um balanço da Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana aponta que 200 casas foram afetadas pelas chuvas no município. Ainda segundo o órgão, quase 50 pessoas perderam alimentos, colchões, roupas, móveis, entre outros materiais. No balanço atual oito famílias, que somam 30 pessoas, estão desalojadas. Todas foram amparadas em casa de parentes. Na última terça-feira (31), a prefeita Francimara Azevedo da Silva Barbosa Lemos, decretou Situação de Emergência devido aos danos provocados pelas chuvas.

Até o momento, a Defesa Civil entregou 41 travesseiros, 14 fronhas, 48 cobertores, 38 tolhas de banho, 45 lençóis. A agente do órgão, Regilane Oliveira, comentou sobre as condições encontradas nos locais. “Ao fazer o trabalho de vistoria às localidades, encontramos também muitas famílias que estavam impossibilitadas de saírem até mesmo de suas próprias casas, por conta dos alagamentos nos quintais e nas ruas, o que ocasionou também o vazamento de muitas fossas”, disse Regilane.

O município recebeu nesta quinta-feira (30) 810 litros de água potável para serem disponibilizados aos atingidos pelas chuvas. O carregamento de 134 fardos foi doado pela Defesa Civil Estadual e chegou em um helicóptero da Marinha do Brasil. O material foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), onde será feita uma triagem para identificar, através do cadastramento realizado durante visitas, as famílias mais necessitadas que receberão a água potável.

Chuva acima da média
No último dia 17 e entre os dias 21 e 25 deste mês foram registrados 360 milímetros de precipitação pluviométrica, o que representa aproximadamente 220% das chuvas esperadas para janeiro inteiro em SFI.

Os pontos mais atingidos no município foram Santa Clara, Guaxindiba, Imburi, Divinéia, Floresta e São Domingos.