×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bebê Pedro ganha consulta, exame e anestesista no Beda após reportagem do Terceira Via

Criança nasceu com microcefalia e sofre de escoliose. Procedimentos vão apontar se ele pode usar colete ortopédico

Solidariedade
Por Redação
29 de janeiro de 2020 - 13h05

(Foto: Acervo pessoal)

O pequeno Pedro Lucas finalmente passará por uma ressonância magnética que indicará se ele pode usar colete ortopédico. O bebê, de um ano e meio, nasceu com microcefalia e sofre de escoliose. Segundo a mãe, Bruna Ferrari, o aparelho pode melhorar a qualidade de vida da criança, que tem dificuldades respiratórias por conta do desvio na coluna.

O exame, e a anestesia necessária para fazê-lo, foram oferecidas gratuitamente pelo Hospital Doutor Beda. Bruna irá até a unidade de saúde na tarde desta quarta-feira (29), onde Pedro Lucas passará por exames preliminares. “O anestesista vai avaliar os exames e ver para quando pode ser marcada a ressonância”, diz ela.

Segundo Bruna, a escoliose de Pedro Lucas é “bem acentuada” e faz com que o bebê tenha a coluna com um formato parecido com um “S”.

“A escoliose faz com que ele tenha o pulmão comprimido, mas ele não pode operar agora porque ainda não tem as condições físicas ideais. Enquanto isso, vai precisar usar o colete para tentar parar de comprimir o pulmão dele e precisa fazer esse exame, do qual precisamos do dinheiro do anestesista. Ele também precisa de órteses para os pés, que são tortos e em breve vai precisar de um colete para a coluna”.

História de luta

Pedro Lucas nasceu com zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Desde o nascimento, foram inúmeros desafios para a família, incluindo cirurgias, meses de internação e muita luta para conseguir apoio de homecare para que o bebê possa viver em casa, mesmo necessitando de cuidados que teria em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Bruna, que tem outro filho de 6 anos, precisou deixar o emprego para estar todo o tempo com a criança. Após o nascimento, Pedro ficou muitos meses internado e mesmo depois que teve alta, voltou a ser internado outras vezes. “Quando o Pedro veio para casa, já vieram muitos aparelhos para matê-lo e foram muitos gastos. Pedro tem gastrostomia e se alimenta por sonda. Por causa desta gastrostomia, ele precisou operar quatro vezes. Não conseguimos nenhum tipo de benefício do governo ainda e quem arca com todos os custos do Pedro e da nossa família (exceto o homecare) é meu esposo”.

Solidariedade

Após o Jornal Terceira Via publicar aqui reportagem sobre a vaquinha online organizada pela família para arcar com a manutenção do tratamento e dos exames, o Hospital Dr. Beda entrou em contato com Bruna e ofereceu a consulta com o anestesista e a ressonância magnética.

“Nesta terça-feira, ligaram do Hospital Dr. Beda, fui até lá, fui recebida e me e perguntaram do que o Pedro Lucas estava precisando. Já saí com a consulta com o anestesista marcada para esta a tarde desta quarta”, revela.

Além disso, Pedro Lucas receberá doação de órtese, equipamento ortopédico de que precisa para prevenir deformidades no quadril, além de banheira e cadeira de rodas especiais, para que possa ter mais conforto em sua rotina diária.

“Sou muito grata à dr.ª Mariana e a Mara Simões, por ter postado no Instagram a necessidade do meu filho. Foi a partir daí que amigos e até famosos, como a blogueira Silvia Braz, através da amiga de infância Paula Pizelle, se sensibilizaram e fizeram as doações da cadeira, banheira e órteses”, diz Bruna.

A família precisa, ainda, de recursos para a confecção do colete ortopédico e o pagamento de R$ 4,3 mil em contas de luz, já que os aparelhos usados por Pedro Lucas permanecem ligados 24h por dia.

“Estamos tentando negociar a dívida, mas pediram R$ 1,4 mil de entrada, só que não temos esse valor e isso está virando uma bola de neve”, contou Bruna.

Quem puder ajudar a família, pode também entrar em contato por telefone pelo número (22) 99858-7506. A vaquinha online feita pela família pode ser acessada neste link.