×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pontos de risco de escorregamento de terra são vistoriados em  Varre-Sai

Equipe do Departamento de Recursos Minerais esteve na cidade após chuvas intensas

Estado do RJ
Por Redação
28 de janeiro de 2020 - 15h53

Geólogas do DRM-RJ e o representante da Defesa Civil analisam riscos (JTV)

Com o alto volume de chuvas que caiu nos últimos dias sobre Varre-Sai e em toda a região Noroeste Fluminense e estados vizinhos, vários casos de deslizamentos em encostas foram identificados no município. Para avaliar dois pontos de risco de escorregamento emergencial na cidade, uma equipe do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ) esteve em Varre-Sai após a solicitação da Prefeitura Municipal de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil.

As geólogas do DRM-RJ, Glauce Ibraim e Camila Batista, juntamente com o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Humberto Faria Barbosa e equipe, estiveram nos bairros Santa Terezinha, onde moradores foram evacuados de suas residências, no sábado, por causa do risco de desabamento e no bairro Santo Antônio, onde a queda de uma encosta preocupa os moradores e deixou em alerta a Defesa Civil.

De acordo com a geóloga do DRM-RJ, Glauce Ibraim, todas as áreas visitadas com escorregamento tinham talude de corte que é uma intervenção humana, o que diminui a coesão de encosta.

“É muito importante acabar com a cultura de puxadinho, pois fazem cortes no talude e deixam a encosta mais vulnerável, aumentando mais o risco de escorregamento e à vida”, disse a geóloga .

Após a visita, o DRM-RJ enviará um relatório técnico para a Defesa Civil, para que a Prefeitura tome as devidas providências. O secretário municipal de Defesa Civil de Varre-Sai explicou que no último sábado (25), a Defesa Civil foi acionada para avaliar o grau de risco dos moradores, com escorregamento de massa.

“A Defesa Civil fez a retirada dos moradores para proteção das vidas. Em caráter de emergência, acionamos o DRM-RJ para fazer a vistoria do local atingido pelo escorregamento e de um outro ponto, que prontamente nos atendeu em um curto tempo e vieram avaliar os locais”, explicou o secretário Carlos Humberto.