×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dique se rompe na localidade de Três Vendas, em Campos

Segundo prefeitura, obras estão sendo feitas no local para conter o rompimento; localidade sofre com alagamentos

Campos
Por Redação
28 de janeiro de 2020 - 19h18

Um vídeo com imagens da ruptura do dique na localidade de Três Vendas foi compartilhado no início da noite desta terça-feira (28) nas redes sociais. O dique identificado como da Boianga fica próximo ao Rio Muriaé, e perto do limite dos municipios de Campos e Cardoso Moreira, às margens da BR-356. Ele é considerado um dique secundário pelas autoridades municipais. Na última semana, quando fortes chuvas atingiram a região, moradores de Três Vendas ficaram em situação de alagamentos. Algumas famílias foram retiradas de suas residências. A Prefeitura de Campos confirmou a ruptura desse dique e informou que a situação está sob controle.

Equipes da Defesa Civil estão na localidade desde sábado. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Infra-estrutura realiza obras de contenção da barragem do Boianga e de outras áreas de represamento. Por enquanto, não há consequências graves. Segundo fontes da Prefeitura, a conclusão dessas obras deve acontecer ainda esta semana.

Pelas redes sociais, circula um áudio em que um morador de Três Vendas faz apelo para que moradores de Guarus deixem suas casas, pois a água do rio inundaria bairros como Lebret, Cidade Luz e outros. Mas de acordo com a prefeitura, o áudio é um boato e a situação está controlada, já que uma obra de reparo emergencial já está sendo feita no local.

Nesta terça-feira (28)  o Grupo de Emergência em Alagamentos percorreu a localidade de Três Vendas. Desde o último sábado (25), o grupo atua junto às famílias devido à cheia do rio Muriaé. A Defesa Civil continua realizando o monitoramento do Rio Muriaé. Uma equipe permaneceu durante a madrugada no local para casos de emergência e outras atuam na manhã e tarde desta terça (28). Já o Rio Paraíba do Sul baixou de 9,05 para 8,79m.

No final da tarde, o major Leandro Paiva da Defesa Civil Municipal acompanhou oficiais da Redec Norte em vistoria aos pontos críticos da localidade. Com o apoio do grupo, que reúne diversos órgãos da Prefeitura, 17 famílias se deslocaram para casa de parentes e amigos, outras 10 foram encaminhadas a uma igreja e mais quatro, foram para Escola Municipal Francisco Faria Barbosa.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), que integra o grupo, realiza visitas às casas cadastrando famílias para possíveis remoções. Desde sábado, foram colocados sacos de areia e 20 caminhões de terra em um trecho próximo ao dique do Canal da Onça, para evitar o avanço da água pela parte norte de Três Vendas.

Com informações da SupCom

Veja vídeo: