×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos recebe a 2ª Semana de Visibilidade Trans

Evento que aborda transexualidade, saúde e direitos acontecerá no Museu Histórico, de quarta a sexta-feira

Diversidade
Por Ocinei Trindade
28 de janeiro de 2020 - 16h34

Evento realizado em 2019 ganha nova edição esta semana em Campos (Fotos: Divulgação)

Começa nesta quarta-feira (29), em Campos, a 2ª Semana de Visibilidade Trans, evento que acontece no Museu Histórico, área central da cidade, até o dia 31. Durante os três dias, serão realizados palestras e debates com diversos convidados e especialistas no assunto “transexualidade”. Questões sobre direito e saúde fazem parte da programação. Este é o segundo ano consecutivo que o evento ocorre em Campos. A entrada é franca

Para a idealizadora e mestre de cerimônias do evento, Hisis Nogueira, há uma boa expectativa sobre o interesse e a adesão de pessoas que pretendem participar do encontro sobre Visibilidade Trans.

Hisis Nogueira é idealizadora do evento (Foto:Divulgação) “público maior”

“Estou animada e ansiosa, pois aguardamos um número maior de pessoas do que no ano passado que irão prestigiar o evento.  É legal ver a galera acolhendo este tipo de evento com tanto fervor, principalmente em Campos dos Goytacazes que é uma cidade historicamente conservadora. Espero que nós pessoas trans começemos a fazer nossa história em Campos”, defende.

A fundadora da Casa Nem e do projeto Prepara Nem, Indianare Siqueira, é uma das convidadas para o encontro no Museu de Campos. A carioca se apresenta como transvestigênere. “Sou pute (com e) vereadore suplente do Rio de Janeiro, vegane, ateie, não binárie. Escrevo tudo com E para linguagem neutra)”, revela. Indianare destaca o que a sociedade pode e deve aprender sobre transsexualidade, transfobia, visibilidade trans.

Indianare Siqueira é ativista e participante do evento em Campos (Foto: Luci Gonçalves)

“Na realidade, a sociedade precisa aprender a tratar pessoas respeitando-as como seres com direitos iguais.  Somos diferentes em nossas individualidades,  gostos , preferências,  corpos, etc. É  equidade que a sociedade precisa aprender. Somos todos iguais em direitos,  mas  deve-se tratar de cuidar de cada indivíduo, respeitando suas particularidades e diferenças”, afirma Indianare.

 

Programação

Evento realizado em 2019 ganha nova edição esta semana em Campos (Fotos: Divulgação)

29/01 (Quarta-feira) – 18h às 22h – “Por que somos somente 0,1% nas Universidades Federais?”

Debatedores:

Nathan Dória – Homem trans, formando em Geografia pela UFF – Campos e membro da comissão organizadora da II Semana da Visibilidade Trans

Erickah Gomez – Mulher trans, Pedagoga e educadora social.

Laura Assis – Mulher trans, professora de educação infantil na rede municipal de  São João da Barra.

30/01 (Quinta-feira) – 18h às 22h – “Não somos doença!: o Sistema Único de Saúde e o atendimento às pessoas trans”

Debatedores:

Márcia Brasil – Coordenadora técnica Ambulatorial de Unidade de Atenção especializada do Processo Transexualizador do Estado do Rio de Janeiro e assistente social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Tharcilo Hentzy – Homem trans, estudante de Psicologia da UFRJ e membro da comissão organizadora da II Semana da Visibilidade Trans.

Hisis Nogueira também será mestre de cerimônias do evento no Museu Histórico

31/01 (Sexta-feira) – 18h às 22h – “Estratégias de sobrevivências nos dias atuais”

Debatedores:

Andrea Silva – Membra do Mães Pela Diversidade

Indianare Siqueira – Puta-ativista, transvestigênere, fundadora da Casa Nem e do projeto Prepara Nem

Bruno Moscardini – Homem trans, estudante de Ciências Sociais e poeta