×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Chuvas na região podem aumentar nível do Rio Paraíba nos próximos dias

Fortes chuvas têm sido registradas na Zona da Mata Mineira e nas cidades do Noroeste Fluminense, o que aumenta o nível do rio em Campos

Geral
Por Redação
24 de janeiro de 2020 - 11h12

Rio Itabapoana, em Bom Jesus do Itabapoana, transbordou após as fortes chuvas que atingiram o Noroeste Fluminense nesta quinta -feira (23). Foto: (Blog Jailton da Penha)

O nível do Rio Paraíba do Sul deve voltar a subir nos próximos dias. Isso porque fortes chuvas têm sido registradas na Zona da Mata Mineira e nas cidades do Noroeste Fluminense. Rios como o Rio Muriaé e o Rio Pomba correm o risco de transbordar em algumas localidades e influenciam totalmente no nível do Paraíba.

É importante salientar que as fortes chuvas que podem cair em Campos nesta sexta-feira (24) não influenciam tanto no volume do rio. Nesta quinta-feira (23), diversos pontos da cidade de Itaperuna, que é uma das cidades banhadas pelo Rio Muriaé, ficaram alagados. Uma família, inclusive, precisou ser retirada do imóvel que fica no bairro da Cehab, devido ao risco de desabamento. Somente na cidade, o nível do Muriaé subiu cerca de 40 centímetros em menos de 4 horas.

Já na cidade de Cardoso Moreira, que também é banhada pelo Rio Muriaé, vários bairros também ficaram alagados. A Defesa Civil do município informou que, durante a noite, diversas famílias acionaram o órgão. Não há a confirmação, por enquanto, se há famílias desalojadas ou desabrigadas no município. Além disso, a Defesa Civil do local orienta que os moradores podem ligar para o número 199 e para solicitar o atendimento em caso de eventualidade.

Em Bom Jesus do Itabapoana, o Rio Itabapoana transbordou e causou muitos transtornos a população. A cota de transbordo do rio é 2,10 m e, na manhã desta sexta (24), o rio já atingia 3 metros de altura. As águas por pouco não invadiram a ponte que liga o município à cidade de Bom Jesus do Norte-ES. Não há informações sobre desalojados ou desabrigados. Porém, a Defesa Civil do município segue em alerta e monitorando as águas do Itabapoana.

O Jornal Terceira Via entrou em contato com a Defesa Civil de Campos para saber a previsão do nível do Rio Paraíba durante os próximos dias, que respondeu da seguinte maneira: