Usina Santa Cruz e 200 casas da indústria vão a leilão em fevereiro no interior de SP

Aproximadamente 200 famílias poderão perder suas casas e MP de Campos é acionado

Coluna do Balbi
Por Aloysio Balbi
21 de janeiro de 2020 - 14h22

Usina Santa Cruz (Foto: divulgação)

Parte do parque fabril da desativada usina Santa Cruz em Campos e cerca de 200 casas de moradores que já foram trabalhadores desta usina vão a leilão no próximo dia 04 de fevereiro em São Paulo.

O leilão foi marcado pelo juiz de São José do Rio Preto (SP), Paulo Roberto Zaidan Maluf, que é titular da 8ª Vara Cívil daquele município. O leilão faz parte do processo de recuperação Judicial da Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool- CBAA-, que foi proprietária da usina, sendo anteriormente denominado Grupo José Pessoa.

Hoje, parte da usina pertence à Nova Canabrava e ao antigo proprietário William Pretyman. Tanto a Nova Canabrava quanto Pretyman entraram com agravo para que suas partes do parque fabril, embora desativado, saiam do rol de ser leiloado.

O grande drama é o leilão das casas de ex-trabalhadores da usina, todas construídas nas décadas de 1940 e 50. São cerca de 200 casas e os moradores não têm para onde ir. Essa coluna apurou que ainda essa semana deverá ocorrer uma manifestação em frente ao Fórum de Campos que a rigor não tem relação com o processo que tramita em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A sede da CBAA fica em São Paulo e por esse motivo o leilão será realizado na cidade de São José do Rio Preto.

O leilão está marcado para às 10h do dia 04 de fevereiro no Hotel Nacional Plaza, em São José do Rio Preto, e os imóveis e equipamentos poderão ser arrematados de forma presencial ou virtual. O Ministério Público de Campos foi acionado na segunda-feira (20) e os moradores também estão acionando a prefeitura, já que existe um decreto de governos passados que previa a desapropriação das casas pertencentes à usina como forma de proteger os moradores.

O Decreto
Recuperação Judicial – Recuperação judicial e Falência –
Agrisul Agrícola Ltda – – Energética Brasilândia Ltda – – Jotapar Participações Ltda – – Companhia Brasileira de Açucar e Alcool- – Rio Capibaribe Participações S/A – Luiz Augusto Winther Rebello Júnior e outros – Alcolina Ind e Com de Aditivos IndustriaisLtda Me – – Claro S.A. – – Banco Cnh Capital Sa – – José Fernando da Cruz – – José Raimundo Souza Mendes – – Nivaldo Tavaresda Silva – – Gilberto de Souza – – Oswaldo José Ruiz Pela – – Parque do Palmar Empreendimentos Imobiliários Ltda. – – MCEIntercambiadores Ltda. – – Alex Stewart Gerais do Brasil Ltda. – – Airton Rodrigues – – Elektro Eletricidade e Serviços S/A – -Genildo Paulo Faria – – Salvador da Silva – – Joao Alves Moreira – – Banco de Lage Landen Brasil S/A – – Deijame Cardodo daSilva – – Ronaldo Manoel de Oliveira – – Edivaldo Nunes Barboza – – Manoel Francisco do Nascimento – – Marcelo Soares – -Francisco Lemes – – Willian França Silva – – Salvador Nunes – – Ismael dos Santos Silva – – Rafael Rodrigo Ferreira – – MaritimeTrade & Practice S.A e outros – Seguranca Administradora de Consorcios Sc Ltda e outros –

EDITAL DE INTIMAÇÃO DE HASTA
ÚNICA EXPEDIDO NOS AUTOS DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA COMPANHIA BRASILEIRA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL E OUTRAS (GRUPO CBAA), PROCESSO Nº 0069677-29.2009.8.26.0576 (576.01.2009.069677-5). O(A) MM. Juiz(a) de Direito da 8ª Vara Cível, do Foro de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, Dr(a). PAULO ROBERTO ZAIDAN MALUF, na formada Lei, etc. FAZ SABER aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento tiverem e interessar possa, que por este Juízo processam-se os autos nº 0069677-29.2009.8.26.0576 (576.01.2009.069677-5) – Recuperação Judicial de Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool e Outras (GRUPO CBAA) e, que foi designada a venda dos bens imóveis, através de alienação judicial,sendo os lanços captados de forma eletrônica e presencial simultaneamente, na forma da legislação em vigor, em especial daLei 11.101/2005 e do NCPC, bem como, seguindo as regras contempladas no Provimento CSM nº 1625/2009 do TJ/SP e, o disposto no artigo 250 e seguintes das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça do E. TJ/SP. – DO LEILÃO: O leilão ocorrerá, na forma presencial/física por lanços orais e na forma online simultaneamente, sendo conduzido pela Leiloeira Oficial e Rural nomeada nos autos Sra. Cristiane Borguetti Moraes Lopes, matriculada na JUCESP sob nº 661, com escritório na Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, nº 73 Jd. Olavo Bilac – São Bernardo do Campo/SP – Telefax (11) 4425-7652, email atendimento@lanceja.com.br. O leilão será realizado em DATA ÚNICA com abertura a partir da publicação do edital para a captação de lanços.