×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Na pista, um apaixonado por carros

Rodrigo Viana passa a escrever no Terceira Via coluna sobre o fascinante mundo automobilístico

Automobilismo
Por Ocinei Trindade
20 de janeiro de 2020 - 0h01

Rodrigo Viana é o novo integrante da Família Terceira Via (Foto: Divulgação)

A partir do dia 26 de janeiro, o Jornal Terceira Via passará a contar com novo colunista. Será publicada semanalmente “Na Pista com Rodrigo Viana”. Formado em administração de empresas, com MBA em marketing e gestão de pessoas, Rodrigo Viana atua há 23 anos no ramo do comércio de automóveis. O interesse por automóveis surgiu desde criança com coleções de miniaturas. “Tomei gosto pelo design e pelo ronco dos motores. Quando aprendi a ler e a escrever, aprendi também sobre carros”, revela.

“Na Pista com Rodrigo Viana” contará com entrevistas e assuntos do mundo automobilístico. “São pessoas importantes do Brasil e do exterior que falam de temas inéditos, ainda não abordados por outros jornalistas. Há muita coisa bacana e novidades para contar semanalmente nesta coluna do Terceira Via”, adianta.

Rodrigo Viana é o único campista credenciado para a cobrir os principais eventos automobilísticos do país como as corridas de Fórmula 1, o Salão do Automóvel, o Salão Duas Rodas, as competições de Stock Car, além de ter acesso às presidências das principais montadoras instaladas no país por meio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). “Faço coberturas também como o do Capacete de Ouro, maior premiação do automobilismo brasileiro”, destaca.

Em casa, Rodrigo Viana mantém um espaço com mais de 1000 revistas sobre carros, cartas recebidas de todas as as presidências de montadoras de veículos do mundo todo. “São mais de 100 correspondências pessoais. Tenho ainda uma biblioteca com 400 livros sobre automobilismo, além de muitos presentes de equipes do automobilismo nas competições e eventos que costumo frequentar”, diz.

O administrador e aficionado conta que possui uma rede de relacionamentos com os principais jornalistas que cobrem o mundo automobilístico no Brasil. São profissionais do programa de televisão Autoesporte da Globo, das revistas Quatro Rodas, Motor Show e Carro, sites especializados e várias emissoras de tevê que cobrem competições e eventos sobre veículos. Rodrigo Viana se especializou em uma área onde mistura trabalho e lazer.

“Tenho oportunidade de participar de testes de automóveis como convidado. Registro em fotos esses encontros que tanto me acrescentam pessoal e profissionalmente. Os carros evoluíram muito e continuam evoluindo. Em 2019, no Salão do Automóvel em São Paulo, pude conversar com presidentes de montadoras nacionais e estrangeiras, além de profissionais e equipes de produção e desenvolvimento de produtos e de marketing. Considero o automóvel como uma grande realização do homem, um meio rápido e eficiente de transporte”, defende.

O hábito de escrever não é novidade para Rodrigo Viana. Em 2004, ele escreveu o livro sobre autoconsciência “Você tem o direito e o dever de ser feliz”. Segundo ele, a obra tem como objetivo ajudar pessoas a viverem melhor, tirarem proveito das experiências e serve como orientação “fazer do limão, uma limonada”.

Os textos semanais de Rodrigo Viana no jornal impresso Terceira Via serão reproduzidos também na Internet, por meio do site de notícias diárias. Ele não se importou de revelar que assunto pretende apresentar aos leitores em sua coluna de estreia.

“Na primeira matéria que publicarei, comparo Louis Hamilton e Michael Schumacher. Falarei sobre vitórias e conquistas na Fórmula 1. Tive um encontro com o piloto inglês, campeão da categoria no ano passado. Falo também sobre o mistério que se mantém a respeito do piloto alemão que sofreu um acidente, e que está em coma, mantido por aparelhos, desde dezembro de 2013. Ele é uma incógnita até hoje para todos. Espero poder contar com o apoio dos leitores apaixonados por carros como eu sou”, conclui.