×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Depois de Santo Amaro, Baixada Campista comemora São Sebastião

O dia do santo é comemorado há 310 anos; este ano teve café comunitário, oração do terço e missa especial

Campos
Por Redação
20 de janeiro de 2020 - 15h02

Capela São Sebastião, na baixada Campista (Foto: divulgação)

A comunidade de São Sebastião, 4º distrito de Campos, na Baixada Campista, celebra nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o dia do seu padroeiro, comemorado há 310 anos. Durante a manhã aconteceu um café comunitário, oração do terço e em seguida, missa celebrada pelo Pe. Fabiano Ferreira. A vice-prefeita, Conceição SantAnna, participou da celebração e fez a 1ª leitura da missa. Esteve presente também Daniela Tinoco, subsecretária da Secretaria Municipal de Governo.

“Celebrar o dia de São Sebastião é uma grande alegria. São 310 anos de tradição. Foi a partir do distrito de São Sebastião que toda a cidade se desenvolveu, aqui foi onde Campos realmente começou. Esta tradição é encantadora e apoiar o festejo é uma forma de continuar celebrando e mostrando a importância desta história”, comentou a vice-prefeita, Conceição SantaAnna, que após a missa prestigiou a barraca com objetos que contam um pouco da história da localidade.

A festa segue durante a noite, com procissão às 18h. Depois será realizada a missa, às 19h30, e logo após terá o Evangeliza Show, para encerrar a festividade. Durante a missa o Pe. Fabiano Ferreira destacou o quanto São Sebastião foi devoto a Cristo, se tornando assim, exemplo de perseverança para os fiéis.

Padre Fabiano Ferreira celebra a missa especial (Foto: divulgação)

“Hoje, a igreja celebra São Sebastião, o mártir, o soldado de Cristo. Durante sua vida, São Sebastião sempre levou adiante a palavra de Deus, tornando-se um exemplo do testemunho de sua fé, até ter seu sangue derramado. Hoje, ele é o nosso padroeiro e padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, e a celebração à sua devoção acontece desde o início do cristianismo”, destacou o Pe. Fabiano Ferreira.

Quem participou com muita alegria da celebração foi a pequena Isadora Ribeiro, de 3 anos, junto da avó, a catequista Suedina Carla da Silva, a menina rezou e cantou antes e durante a missa. “Hoje é um dia muito especial, São Sebastião é um exemplo, já que ele nunca negou sua fé independente de qualquer coisa. A Isadora gosta muito de participar, ela já sabe ressuscitar o terço e apesar da pouca idade ela fica muito animada e feliz em vir, desde ontem ela estava ansiosa para participar do dia de hoje”, comentou Suedina Carla.

A comemoração pelos 310 anos da Festa de São Sebastião começou no dia 11 de janeiro, com o novenário. No último sábado (18) foi realizado um show com os Cowboys do Forró e no domingo (19) o show foi com Sabrina Rocha.

Santo Amaro – Padroeiro da Baixada Campista, foi comemorado no dia 15 de janeiro. A data é marcada pela peregrinação de fiéis pela Rodovia RJ-216 até a sede da igreja, no distrito de Santo Amaro. O percurso é conhecido como Caminho de Santo Amaro. Além da caminhada, a tradicional cavalhada é o ponto alto da comemoração.