×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cavalhada da Festa de Santo Amaro mantém viva tradição na Baixada Campista

A batalha entre Mouros e Cristãos acontece em Campos desde 1730

Cultura
Por ASCOM
16 de janeiro de 2020 - 8h57

A Festa de Santo Amaro chega em 2020 à sua 287ª edição e um dos pontos altos do evento continua sendo a tradicional cavalhada, que encena a luta entre os Mouros e Cristãos. A batalha, que acontece em Campos desde 1730, foi realizada com presença de um grande público. Os fiéis também assistiram e participaram da procissão, missa campal, dos shows da Banda Jovem da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Italva, e do Padre Max Barreto. A festa é organizada pela igreja local, com apoio da Prefeitura de Campos, através de diversas secretarias.

Antes da cavalhada, o desfile de bandeiras prendeu a atenção do público. “Muito lindo ver essas pessoas com as bandeiras do nossos estados brasileiros e do Brasil”, falou  a aposentada Neide da Conceição,  que há 20 anos não perde a festa de Santo Amaro.

A tradição da cavalhada chegou ao Brasil com os portugueses e Campos é uma das poucas cidades do país que mantem a tradição. De um lado, 12 cavalheiros vestidos de vermelho e do outro 12 vestidos de azul, que simbolizam a luta por território.

Wellington Carvalho, capitão dos Cristãos, participa da cavalhada há 30 anos. “É uma emoção enorme. Uma tradição que passa de geração em geração”, contou. Joel Costa, capitão dos Mouros, também está há mais de 40 anos na cavalhada. “É uma tradição de família e a gente não pode deixar morrer”, destacou.

A programação do dia seguiu com procissão, onde fiéis percorreram algumas ruas do distrito em oração acompanhando a imagem do santo padroeiro. Durante o percurso, louvores foram entoados em homenagem a Santo Amaro.

  – Participo sempre da programação religiosa. Vou assistir à missa e acompanhar a procissão. Tenho muito a agradecer a Santo Amaro – declarou Célia Maria, Técnica de Enfermagem

A Banda Jovem da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Italva, e o Padre Max Barreto encerraram a programação deste ano. O show começou às 21h. O padre Max realiza diversos shows na região. No repertório, músicas de seu CD “Servo por Amor”.

A festa é organizada pelo Santuário de Santo Amaro com apoio da Prefeitura de Campos, através da Superintendência Municipal de Entretenimento e Lazer, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Municipal de Postura, Superintendência Municipal de Limpeza Pública e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte e (IMTT).