×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Professores premiados da rede Estadual embarcam para a Inglaterra neste sábado

Uma delas é Rafaella Cruz Ferreira, que dá aulas de Física no Colégio Estadual Benta Pereira, em Campos

Educação
Por ASCOM
11 de janeiro de 2020 - 11h25

(Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Os professores Victor Hugo Vassalo, do Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, em Três Rios, Região Centro-Sul; e Rafaella Cruz Ferreira, do Colégio Estadual Benta Pereira, em Campos dos Goytacazes, Região Norte, embarcam, neste sábado, dia 11, para a Inglaterra. Os docentes conquistaram o 1º e o 2º lugar, na categoria Ensino Médio, na 6ª edição do Prêmio Shell de Educação Científica e terão a oportunidade de fazer uma viagem educativa ao país.

Com o projeto “A cidade no plano cartesiano – Um estudo aplicado de Geometria Analítica”, Victor Hugo Vassallo garantiu o 1º lugar. Sua proposta teve como base o mapa do município de Três Rios, cidade onde está instalado o colégio em que dá aula. Ele selecionou ruas, praças e outros locais conhecidos dos alunos, sobrepôs e calculou perímetro e área. A ideia contribuiu para enxergar a Matemática “com outros olhos”.

Rafaella Cruz Ferreira conquistou o 2º lugar. Mestre em Ensino de Física, ela desenvolveu o projeto “Luz na Identificação de Elementos Químicos – Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Interdisciplinar para Educação de Jovens e Adultos (EJA)”. A iniciativa explica o conceito da Espectroscopia, o estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. Segundo ela, a proposta permitiu que os estudantes conseguissem visualizar a aplicação da radiação infravermelha em alguns objetos do cotidiano, como controles remotos.

“A rede estadual tem bons exemplos de professores que desenvolvem projetos inovadores e que estimulam os alunos. Nosso objetivo é incentivar essas ações ainda mais”, disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

O Prêmio Shell de Educação Científica busca incentivar e valorizar professores da rede pública das áreas de Ciências e Matemática que desenvolvem projetos inovadores que, por meio de metodologias diferenciadas, proporcionam novas formas de ensinar e de aprender.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro