×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prevenção contra roubos: polícia dá dicas para manter a casa em segurança durante o Verão

Nesta época do ano, a cidade fica pouco movimentada. Câmeras de segurança são uma boa opção.

Campos
Por Kamilla Póvoa
7 de janeiro de 2020 - 13h27

Cerca elétrica é garantia de segurança para moradores (Divulgação: Carlos Grevi)

Verão, férias…É o momento do ano que todo mundo espera. Chegou a hora de relaxar e não se preocupar com nada. Porém, sair e deixar sua residência sozinha pode ser algo que lhe tire o sossego, principalmente para aqueles que vão viajar.

Alunos de férias das escolas, menos carros nas ruas e empresas entrando em recesso são alguns fatores que justificam a calmaria. Esse cenário é perfeito para que as residências sejam alvos de furtos. Quando a casa não está segura, a alegria das festas se transforma em prejuízo e tristeza no início do ano.

Mas, pensando nisso, a família do arquiteto Paulo Barbosa optou por colocar câmera de segurança captando vários ângulos do quintal e cerca elétrica para garantir a tranquilidade na hora viajar, já que é costume da família curtir o verão fora da cidade, além de sair muito de casa durante as outras estações do ano.

“Minha família viveu em apartamento por muito tempo e agora é meio que um baque. Ao mesmo tempo em que tem liberdade muito grande na casa, você acaba tendo um certo medo a mais. Eu, com 28 anos, morei 20 em apartamento e senti muito, ainda me sinto inseguro em alguns momentos. Mas, a câmera, a cerca e os dois cachorros ajudam, e qualquer barulho eles latem, e acaba auxiliando muito mais nisso”, disse Paulo, que está morando em um bairro novo, Jardim Botânico, próximo ao Parque Aurora.

Atualmente, há câmeras de segurança com aplicativo no celular, que possibilita o monitoramento do imóvel em tempo real. (Divulgação: Carlos Grevi)

A família do Paulo Barbosa, optou por colocar câmera de segurança, mostrando vários ângulos do quintal e cerca elétrica, no bairro Jardim Botânico, em Campos. (Divulgação: Paulo Barbosa)

Atualmente, há câmeras de segurança com aplicativo no celular, que possibilita o monitoramento do imóvel em tempo real e os quatro moradores da residência de Paulo conseguem ter acesso a todas as câmeras, assistir tanto o que está acontecendo agora, quanto o que já passou. As imagens ficam registradas na memória do aparelho da câmera.

“Se eu quiser olhar aqui, às 07h45, do dia 30 de dezembro, que foi a hora que eu saí de casa, eu consigo me ver saindo”, explicou.

O tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Campos, deu algumas dicas sobre os cuidados que as pessoas devem ter ao sair durante as férias.

“Fazer tudo que dê a impressão de que a casa não está abandonada. O que a gente sugere se não tiver condição de colocar um monitoramento, que faça contato com o vizinho, que crie uma rotina de familiaridades”, falou o comandante.

Confira dicas da Polícia Militar para manter sua casa em segurança:

  • Recebimento de jornais, revistas e cartas, que chamam a atenção devem ser suspensos no período que estiver fora;
  • Quintal com folhas e muita poeira é um outro item que sugere o abandono; portanto, manter tudo limpo;
  • Luz acesa – pedir a um vizinho de confiança para ligar no período da noite;
  • Reforçar o cadeado, as janelas com madeiras e ter grades;
  • Deixe um vizinho ou amigo ciente de sua localização e oriente-o a acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 se algo suspeito acontecer;
  • Qualquer veículo parado, que nunca esteve pelo bairro ou pessoas suspeitas circulando é motivo de desconfiança. O morador deve entrar em contato também pelo telefone do Disque Denúncia (22) 27231177.

O tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro, do 8° Batalhão de Polícia Militar, em Campos, deu algumas dicas sobre os cuidados que as pessoas devem ter ao sair durante as férias. (Divulgação: Carlos Grevi)