×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Um ano histórico de política e economia

Em 1920 não havia prefeito em Campos; em 2020, as eleições devem trazer grandes expectativas no município

Opinião
Por Aloysio Balbi
29 de dezembro de 2019 - 7h00

Sede da Câmara de Vereadores de Campos (Foto: Carlos Grevi)

Até a década de 30 do século passado, não existia, no Brasil, a figura personificada do prefeito. Na República Velha, era o intendente geral quem exercia as funções executivas do município. Até 1918, Campos já havia tido sete intendentes, que cumpriram mandatos de duração variada, conforme vontade do presidente de Estado, que tinha a prerrogativa de nomeá-los.

Em 1920 não havia prefeito em Campos. O intendente era membro da junta de presidentes da Câmara que governou o município desde o fim do mandato do antecessor até o dia 31 de dezembro daquele ano. Isso serve para ilustrar que a figura dos prefeitos, historicamente, são razoavelmente novos, mas que passaram a ser protagonistas do cotidiano dos cidadãos.

A reportagem Especial desta edição, a última deste ano, trata do próximo – 2020 – e é inevitável a constatação de que esse será um ano eleitoral quando capitais e cidades estarão elegendo seus prefeitos e vereadores. Como estabelece a regra, quase sem exceção, vamos enfrentar um ano político, quase todos sempre tensos.

Mas 2020 vem com a promessa de dias melhores em se tratando de economia. Os indicativos apontam para uma queda crescente na taxa de desemprego e maior oferta de financiamento com juros baixos. Isso somado a uma inflação estabilizada pode ser o ponto de partida para a retomada do crescimento.

Mas é necessário alertar que economia e política são irmãs siamesas, que andam de mãos dadas, uma ditando o caminho da outra. Então, antes de tudo, 2020 passa a ser um ano de grande expectativa para as cidades e para o país. Que venha 2020 e que saibamos tratar bem dele.