×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Número de feriadões em 2020 quase que dobra em relação a 2019

Recessos nacionais, estaduais e municipais em Campos chegam a 15 no ano que vem

Geral
Por Thiago Gomes
29 de dezembro de 2019 - 7h00

BR-101 (Foto: Silvana Rust)

Se houve quem reclamou de que 2019 deixou a desejar em relação ao número elevado de feriados aos sábados e domingos, em 2020 a situação será bem diferente. Para quem gosta de viajar, o próximo ano promete! São nove feriados emendados com o final de semana (segunda ou sexta-feira) ou com uma ponte (terça ou quinta-feira), quase o dobro dos cinco feriadões nos mesmos critérios em 2019.

Contando com os feriados municipais e estaduais, seja no meio da semana ou nas sextas, os campistas terão nada menos do que 15 dias de folga. Em Campos, três dos quatro feriados municipais caem em dia de semana (Corpus Christi, São Salvador e Santo Amaro).

Nem todo mundo sabe, mas Corpus Christi se trata de feriado municipal. Esta data não é recesso nacional por falta de previsão legal, mas pode ser considerada feriado municipal ou estadual, desde que exista uma lei assim prevendo. Como é o caso de Campos. Na cidade, uma lei que tornando a data feriado foi aprovada na Câmara. Já Paixão de Cristo é feriado nacional apenas para a administração pública. Para os demais, só é feriado se for decretado por estados ou municípios. A folga oficial também vale para os campistas por causa de lei local.

Em 2019, o número de feriadões no país foi menor porque várias datas comemorativas caíram em finais de semana, como foi o caso de 07 de setembro (Independência) e 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida). Ambas ocorreram em um sábado.

Uma das metas da jornalista Ulli Marques para 2020 é aproveitar o ano e seus inúmeros feriadões para viajar. Envolvida com trabalho e estudos, ela gostaria de ter viajado ainda mais. Uma das viagens inesquecíveis de Ulli em 2019 foi para a região Nordeste do Brasil, onde visitou vários municípios nos estados de Pernambuco e Alagoas. Mas ela também esteve em cidades como Campos do Jordão, São Paulo, São José dos Campos, Caparaó e Búzios neste ano.

“Adoro viajar, mas, diante da rotina muito corrida, é difícil se ausentar por muito tempo. Em 2019 tinha a meta de conhecer cinco cidades, mas conheci dez. Em 2020 quero dobrar essa meta”, disse.

Queda nas vendas
O comércio varejista no país deve deixar de faturar R$ 11,8 bilhões em 2020 por causa dos feriadões e feriados nacionais ao longo do ano. O total é 53% maior do que a perda prevista para 2019, de R$ 7,6 bilhões. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo a entidade, o aumento se deve à maior quantidade de feriados em dias úteis e mais pontes de emendas em 2020.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Orlando Portugal, explica que o país tem a cultura de “enforcar” dias úteis para prolongar ainda mais os feriados. E isso acaba prejudicando o comércio, que deixa de vender, além de atrapalhar também o setor de serviços.

“Às vezes um feriado cai na quinta-feira, por exemplo, e as prefeituras costuram decretar ponto facultativo no dia seguinte. Se o feriado cai na terça, é ponto facultativo na segunda. Isso já virou uma cultura no Brasil”, destacou o presidente da CDL.

Confira as datas:

DATA DIA DA SEMANA OCASIÃO FERIADO
01 de janeiro Quarta-feira Ano novo Feriado nacional
15 de janeiro Quarta-feira Santo Amaro Feriado municipal
25 de fevereiro Terça-feira Carnaval Feriado nacional
10 de abril Sexta-feira Paixão de Cristo Feriado municipal
21 de abril Terça-feira Tiradentes Feriado nacional
23 de abril Quinta-feira São Jorge Feriado estadual
1º de maio Sexta-feira Dia do Trabalho Feriado nacional
11 de junho Quinta-feira Corpus Christi Feriado municipal
06 de agosto Quinta-feira São Salvador Feriado municipal
07 de setembro Segunda-feira Independência do Brasil Feriado nacional
12 de outubro Segunda-feira N. Sr.ª Aparecida Feriado nacional
02 de novembro Segunda-feira Finados Feriado nacional
20 de novembro Sexta-feira Consciência Negra Feriado estadual
25 de dezembro Sexta-feira Natal Feriado nacional