Novidades e curiosidades todas as semanas na Coluna do Balbi

Confira os destaques da semana selecionados pelo diretor de Jornalismo do Jornal Terceira Via

Campos
Por Coluna do Balbi
23 de dezembro de 2019 - 6h00

(Foto: Reprodução/Acervo pessoal)

Viva o teatro

A campista Luiza Rangel brilhou no Jornal O Globo da última semana. Professora de artes cênicas, diretora teatral e atriz, Luiza dirigiu o espetáculo “Fale sobre mim”, alvo da reportagem assinada por Carolina Callegari. A ideia da peça surgiu a partir das experiências de Luiza em sala de aula, onde ministra teatro. O roteiro externou as histórias de vida dos alunos descobertas durante as aulas. Além da professora, seis alunos também subiram ao palco para a encenação na UniRio.

Walmart acaba em Campos

Essa coluna revelou em sua versão online que a partir de fevereiro de 2020, o supermercado Walmart de Campos, hoje vizinho de um forte concorrente, o Assaí, vai passar a se chamar BIG, mudando assim de bandeira. Colaboradores já estão sendo recrutados e treinados para o novo estilo da loja que deverá ser um pouco menos sofisticado. Boa parte dos atuais funcionários do Walmart será absorvida pela BIG.

BIG é marca do Sul

Além da nova marca, a iniciativa engloba mudanças nas lojas como mais investimentos nos formatos cash & carry, com o Maxxi Atacado e clube de compras, como Sam’s Clube. Após diversas pesquisas e análises para definição da bandeira das lojas, o Grupo BIG escolheu por marcas regionais que resgatam vínculos emocionais para com os clientes. “Big é uma marca forte no Sul do país e bem avaliada no Sudeste e Centro-Oeste, assim como Bompreço — amplamente reconhecida no Nordeste — e conta com elementos importantes de afetividade que queremos resgatar.

Também bombou

Outra nota também dada na versão online que bombou foi a do início das obras do Heliporto do Açu. A licença ambiental prévia e de instalação – LPI- foram aprovadas. As obras já foram iniciadas e estão sob a responsabilidade da Aeroport Participações Aeroportuárias S/A. O Heliporto do Açu é um passo importante na dinâmica da logística do porto e já havia sido anunciado, mas sua construção dependia destas licenças. O Heliporto vai dar apoio a operações diversas e são múltiplas as possibilidades. Outra notícia boa do Açu é que algumas empresas do porto começaram a contratar mão-de-obra no primeiro semestre de 2020.

Papa dos shoppings

O campista Leandro Viana, filho de Paulo Viana, é hoje um dos maiores especialistas em shopping do país. Se shoppings são definidos por muitos como catedrais do consumo, Leandro, senão Papa, é uma espécie de cardeal, quando o assunto é investimentos. Ele opera com fundo imobiliário e hoje seu grupo tem participações em vários shoppings espalhados pelo país.

(Foto: Reprodução)

Pedro e Diogo

Um dos maiores artistas plásticos e performáticos do país, o campista Ivald Granato, que morreu há três anos, deixou semente. Os filhos Pedro e Diogo Granato estão mandando ver em São Paulo. Se apresentam juntos no espetáculo “Ainda Somos os Mesmos”. Como já dito, os dois são filhos de Ivald com a psicóloga e ceramista Lais Machado. E Campos ainda não prestou uma homenagem à altura do pincel do Ivald e poucos sabem aqui da existência de Pedro e Diogo que arrepiam a terra da garoa.

Pipocando dinheiro

Dinheiro está pipocando na Pelinca. Se lojistas estão reclamando da crise financeira, o pipoqueiro de plantão da área mais fervida da avenida está rindo de ponta a orelha. O movimento de vendas de pipocas é tão grande que ele não confirma nem nega, mas estaria faturando R$ 25 mil por mês. O cálculo foi feito por um aluno de economia que passou uma tarde toda observando o movimento de consumidores. Enquanto tivermos milho, teremos pipoca.

Medida popular

Já é lei em Campos, a proibição de cobrança de taxa de religação de água pela concessionária Águas do Paraíba. Sancionada pelo prefeito Rafael Diniz, a lei prevê a proibição da cobrança caso a religação seja derivada do corte de fornecimento por falta de pagamento, aos clientes cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Não dá pra negar que é uma medida popular nessa reta final de mandato.