×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Concurso da Nasa leva mensagens de alunos da rede municipal para o espaço

Previsão é que as mensagens sejam enviadas ao espaço na Missão Eos, no primeiro trimestre do próximo ano

Ciência e Tecnologia
Por Redação
20 de dezembro de 2019 - 8h17

Alunos de duas escolas da rede municipal de Campos foram selecionados para enviar mensagens ao espaço, através do concurso “Minha Mensagem para o Espaço”, uma iniciativa da Nasa, realizada pela AstroGrams. Com o apoio da coordenação de Ciências, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), e do Clube de Astronomia Louis Cruls, Raiane Pereira, do Centro Municipal de Educação Integral (Cemei) de Tocos, e Enoque Alexandre Gama, da E.M Amaro Prata Tavares, vão realizar o sonho de chegar mais perto do ambiente espacial através da criatividade.

Lançado em novembro, o concurso tem objetivo de destinar mensagens personalizadas ao espaço, a partir da inspiração na história da homenagem que o astronauta Charlie Duke fez à família durante sua caminhada na Lua em 1972. As inscrições foram intermediadas pelo Clube de Astronomia Louis Cruls e destinadas exclusivamente aos estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas, com a faixa etária de 10 a 16 anos.

Uma das incentivadoras do jovem Enoque Gama, do 8º ano, da E.M Amaro Prata Tavares, Dayana Caldas, professora de Ciências, contou a sensação de perceber a realização do aluno tão dedicado. “É indescritível. Ele é um excelente aluno. Participa comigo na área de astronomia há dois anos, entre outros projetos. Minha felicidade é enorme em ver tanto empenho, dedicação e essa premiação como consequência”, destacou.

O menino escolheu a frase “Apenas que busquem conhecimento” para participar da iniciativa. Já Raiane optou pela preocupação com o meio ambiente como tema do texto. Em formato de uma pequena cartinha, a menina fez um alerta sobre a situação preocupante em que encontram-se rios, mares e florestas, contextualizando com recentes crimes ambientais registrados no país.

Professora de Ciências no Cemei de Tocos, Claudete Soares mobilizou Raiane e mais 10 estudantes para escreverem e desenharem seus relatos. “É um grupo de alunos muito interessado. Eles já participaram de outros projetos que fazem parte do Clube de Astronomia. Inicialmente, pesquisamos. Não conhecíamos a AstroGrams. Depois, cada um fez do seu jeitinho, e enviei todos que fizeram”, contou Claudete.

“É uma iniciativa que reforça mais uma vez o talento e a dedicação dos nossos alunos e professores. Nada seria possível sem a parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls, que sempre oportuniza o acesso a vários projetos ligados à Astronomia”, enfatizou Carla Salles, coordenadora de Ciências da Smece.

A previsão é que as mensagens sejam enviadas ao espaço na Missão Eos, no primeiro trimestre do próximo ano, nos Estados Unidos, no estado da Califórnia.