×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Morre o artista plástico Francisco Brennand

O ceramista pernambucano estava internado em Recife por causa de infecção respiratória

Obituário
Por Redação
19 de dezembro de 2019 - 13h58

Artista plástico pernambucano tinha 92 anos (Reprodução)

O artista plástico e ceramista Francisco Brennand morreu, nesta quinta-feira (19), aos 92 anos, no Recife, após complicações de uma infecção respiratória (veja vídeo acima). Ele estava internado há dez dias no Real Hospital Português, na região central da capital pernambucana.

O governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento.

Conhecido por gigantescas esculturas, Brennand foi o responsável pelos monumentos de um dos principais pontos turísticos do Recife: o Parque das Esculturas. A principal obra no complexo é a Torre de Cristal, com 32 metros de altura e confeccionada em argila e bronze. Ela pode ser vista do Marco Zero.

O velório foi marcado para acontecer na Capela Imaculada Conceição, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da capital. O horário não foi divulgado.

Repercussão
Em nota, o governador exaltou o legado do artista. “Francisco Brennand foi um artista notável, um homem à frente do seu tempo, como mostra o reconhecimento que obteve, ao longo da sua trajetória, no Brasil e no exterior. Ele pertence a uma geração de artistas que elevaram Pernambuco ao topo”, disse.

“O Recife perde um de seus mais talentosos artistas, reconhecido em todo o mundo pela qualidade de seu trabalho. Sua obra, espalhada por toda a cidade em esculturas e painéis, no Parque das Esculturas, no Recife Antigo, e na sua Oficina, no bairro da Várzea, fazem parte do patrimônio cultural e afetivo de toda a cidade. Uma perda irreparável, só reconfortada pela certeza que Brennand permanecerá entre nós nas boas memórias e pela sua obra”, escreveu o prefeito do Recife em nota.

Perfil
Marco Zero do Recife e Parque de Esculturas — Foto: Paulo Lopes / Prefeitura do RecifeMarco Zero do Recife e Parque de Esculturas — Foto: Paulo Lopes / Prefeitura do Recife

O ceramista, pintor, escultor, ilustrador, gravador e desenhista Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu no Recife em 11 de junho de 1927, filho de Ricardo Monteiro Brennand e Olímpia Padilha Nunes Coimbra.

Depois de seguir para o Rio de Janeiro em 1937, Brennand retornou a capital pernambucana em 1939, concluindo o curso ginasial em 1942. No mesmo ano, começou a trabalhar na Cerâmica São João, como aluno informal do escultor Abelardo da Hora, falecido em 2014.

Em 1943, para concluir o segundo ciclo colegial, foi estudar no Colégio Oswaldo Cruz, onde conheceu Déborah de Moura Vasconcelos, com quem se casaria cinco anos depois.

Com o talento revelado através de caricaturas de professores e colegas, Brennand foi convidado em 1945 pelo seu colega de classe Ariano Suassuna para ilustrar poemas publicados no Jornal Literário do colégio.

Fonte: Portal G1