×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Manifestantes bloquearam BR-101 por mais de cinco horas; eles querem retorno para veículos

Ato começou 4h e terminou por volta das 10h nesta segunda em Casimiro de Abreu e Silva Jardim

Trânsito
Por Redação
16 de dezembro de 2019 - 7h37

 

BR interditada (Foto: divulgação Arteris/Autopista Fluminense)

Desde a madrugada desta segunda-feira (16), o trânsito foi prejudicado na BR-101, em Casimiro de Abreu, por causa de uma manifestação de moradores que reivindicavam uma obra para construção de um retorno para veículos. O ato, que começou 4h, terminou por volta das 10h, e a concessionária Arteris Fluminense informou que a paralisação foi no KM-197. A retenção do tráfego foi inevitável e o congestionamento chegou a quase dois quilômetros. Houve paralisação também no município vizinho de Silva Jardim.

Segundo a ocorrência da Arteris, a manifestação de populares bloqueou ambas as pistas (norte e sul) no km 197,4 BR-101, no distrito de Professor Souza, em Casimiro de Abreu. Equipes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e da concessionária foram acionadas para estarem no local. O bloqueio aos usuários nas praças de pedágio foi informado nos painéis de mensagens ao longo do trecho.

Por volta de 6h30 havia um quilômetro de fila de veículos parados na pista Sul e dois quilômetros na pista Norte. A Arteris informou que houve bloqueios aos usuários também nos acessos do Km-190, no distrito de Rio Dourado e no Km-236, em Silva Jardim. Às 7h10, o congestionamento chegou a dois quilômetros na pista sul e quatro quilômetros na pista norte. Às 08h15, o congestionamento já alcançava 6 quilômetros no sentido norte e dois quilômetros no sentido sul.

De acordo com a Arteris, há um projeto para construção de um retorno em desnível no quilômetro 197, 5 da rodovia, que foi encaminhado para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Enquanto a obra não é feita, a concessionária informou que há um retorno provisório no local. “Agendamos um novo encontro com os moradores do local na próxima quarta-feira (18), para tratativas sobre o retorno provisório existente no quilômetro 200, visto que a concessionária lá liberou o novo trevo em desnível (viaduto) do quilômetro 2014 para tráfego de veículos, também na região de Casimiro de Abreu, que substituirá o retorno provisório existente, promovendo segurança nas manobras de retorno”, informou a nota.