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Editorial: Uma pista para o futuro

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Opinião
Por Aloysio Balbi
15 de dezembro de 2019 - 0h01

Revelado em primeira mão pelo Terceira Via, novo acesso para São João da Barra, a RJ-244 — rodovia que faz parte do Lote 1 do programa de concessões na área de infraestrutura do governo do estado do Rio de Janeiro com edital previsto para o início de 2020 — é irreversível.

Vai encurtar distâncias, reduzir o tempo de deslocamento de moradores, turistas e de produtos agroindustriais e desafogar o tráfego de veículos pesados na BR-356, além de proporcionar ainda novas oportunidades de desenvolvimento para a região e para o estado.

O traçado necessário tem 42 quilômetros e ligará a BR-101 e o futuro Contorno de Campos ao Complexo Portuário do Açu e, segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, essa facilitação logística beneficiará a todos: empresas de petróleo e gás, energia, serviços e mineração já instaladas no Porto; outras que serão atraídas a partir dessa expansão dos horizontes para investimentos; e a população, ao proporcionar a geração de mais postos de trabalho e, consequentemente, de mais empregos.

A futura rodovia deve estar pronta em quatro anos, mas, antes disso, outros processos precisam ser executados, como as audiências públicas nos municípios da região Norte Fluminense e a publicação do edital para a seleção da empresa que será a responsável pela construção — com custo estimado de R$ 520 milhões — e operação da RJ-244.

Que essas audiências sejam rápidas. Esse novo traçado é extremamente necessário para a economia da região e para o promissor futuro do porto do Açu que exatamente em cinco anos deverá ter aumentado sua capacidade operacional em 60% em relação ao que movimenta hoje.

Então é preciso que essa decisão com o martelo já batido não seja protelada, nem revista. Essa estrada é essencial para os bons tempos que parecem estar mais próximos. Esperamos que saia do papel o mais rápido possível, afinal ela é uma pista para o futuro.