×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Curso básico gratuito de natação e primeiros socorros é oferecido em Campos

Profissionais de educação física e fisioterapia voluntários ajudam na prevenção de afogamentos

Segurança
Por Redação
13 de dezembro de 2019 - 8h36

Fabiano Borges é nadador e professor (Foto: Reprodução)

Acontece neste sábado (14), em Campos,  um dia de aula de natação gratuita, além de noções de primeiros socorros e salvamentos em piscinas. Dois profissionais voluntários de Campos incentivam a prevenção de afogamentos. Fabiano Borges e Leonardo Faria oferecem curso gratuito para qualquer pessoa que queira aprender técnicas de nado e socorro.O dia de aulas acontece no Tênis Clube de Campos a partir de 9h. Para se inscrever, o interessado deve ser doador de sangue, leite em pó, fraldas geriátricas ou brinquedos. O objetivo é promover doações para entidades carentes. O Jornal Terceira Via é um dos apoiadores da ação.

“Trata-se de uma ação voluntária. Como não estamos cobrando pelas aulas, queremos incentivar as pessoas que queiram participar a serem voluntárias também. A doação de sangue, de leite em pó, fraldas geriátricas ou de brinquedos ajudará a muitas pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda”, explica Fabiano Borges.

O educador físico Fabiano Borges tem 33 anos de experiência com natação. Foi atleta de clubes como Flamengo, Botafogo, Pinheiros, Fluminense, recordista sul-americano. Formado em educação física, é pós-graduado em treinamento desportivo e fisiologia. Já Leonardo Faria é fisioterapeuta e enfermeiro com mestrado em socorros e urgência, além de instrutor de salvamento aquático credenciado. É sargento do Corpo de Bombeiros onde atua como motossocorrista.

Leonardo Faria ensina técnicas socorristas (Foto: Reprodução)

Os cursos de natação e primeiros socorros acontecerão no dia 14 de dezembro, às 9h, no Tênis Clube de Campos. Recomenda-se aos interessados chegarem uma hora antes para a inscrição e fornecimento de dados.

“Qualquer pessoa poderá participar. A partir das férias escolares de verão, há muitos casos de afogamentos que podem e devem ser evitados. É comum crianças pequenas serem alvos de incidentes em piscinas e até mesmo com baldes, pias e tanques de lavar roupa em casa. Instruímos como proceder nessas situações, além de ensinar como alguém pode nadar com apenas um dia de aula”, destaca Fabiano Borges.

Casos de afogamentos em piscinas crescem durante o verão  (Foto: Reprodução)