×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pioneirismo na medicina em Campos e Região

Laboratório de Genética e Centro de Endometriose, do Grupo IMNE, trazem métodos avançados no diagnóstico e tratamento de doenças

Saúde
Por Redação
9 de dezembro de 2019 - 0h01

Recém-inaugurada, a nova sede do XY Diagnose, laboratório de genética do Grupo IMNE, se destaca pelo pioneirismo, trazendo o que há de mais avançado na área da medicina a Campos dos Goytacazes, com grande potencial de expansão para toda a região. O empreendimento já existe há dez anos, mas agora oferece aos pacientes novas instalações em um prédio de dois andares, localizado na Rua Conselheiro Otaviano, no Centro, onde podem ser encontrados consultórios, recepção e uma área técnica para as especialidades de Citogenética, Biologia Molecular e Microscopia, além de uma equipe ainda maior, com profissionais altamente capacitados. O espaço também abriga o Centro Especializado em  Endometriose, o primeiro do município, que recebe mulheres para o diagnóstico, tratamento e prevenção dessa doença.

A responsável-técnica, Dra. Patrícia Damasceno, explica que o XY Diagnose trabalha na realização de mais de mil exames genéticos em diversas áreas, podendo fazer o rastreio de patologias, de forma individualizada.

“Em toda a região não existe nada parecido com esse laboratório. Aqui, temos profissionais altamente capacitados, um auxílio gigantesco na parte de diagnóstico, tanto com a Biologia Molecular, a Genética Bioquímica, a Citogenética, quer dizer, tecnologia de ponta funcionando no bem-estar da população, também na parte de prevenção. Nós temos testes que vão desde o pré-natal, aqueles não invasivos que você conta com o sequenciamento para já fazer um rastreio de possíveis alterações genéticas e após o nascimento do bebê, na parte de pediatria. Na verdade, a genética aborda todas as áreas, tanto as doenças monogênicas quanto multifatoriais. É uma nova era da medicina, inclusive direcionando o tratamento médico”, ressalta.

Martha Henriques é diretora administrativa do grupo IMNE (Foto: Silvana Rust)

A diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, relembra a criação do laboratório há dez anos, que funcionava dentro do Bedalab e frisa agora a expansão da estrutura e do grande potencial da genética.

“Esse espaço foi pensado para que ele pudesse atender a demanda crescente de uma população que começa a ter essas informações relacionadas à medicina individualizada. Essa inovação é realmente uma tônica dentro do Grupo IMNE. Iniciamos nossa história em 1975, quando Dr. Herbert Sidney Neves trouxe para Campos a Medicina Nuclear, única na região, e o serviço de Radioterapia e de lá para cá ele nunca mais parou. Se ele realmente não tivesse dentro dele esse DNA, essa inovação, nós não estaríamos aqui hoje trazendo para a região, o primeiro laboratório de genética. Trata-se de um laboratório de conhecimento. É um trabalho de informação e disseminação e nós chegamos para preencher uma lacuna”, afirma.

A diretora da UTI Neonatal Nicola Albano, Dra. Laura Afonso Dias, destaca a importância da abordagem da genética na área da pediatra. Para a médica, trata-se de um verdadeiro ganho a expansão do XY Diagnose para a toda a sociedade.

“Ganhamos nós médicos, os hospitais, a população e as fontes pagadoras, porque a gente abrevia o tratamento, diagnostica com mais facilidade e agiliza esse diagnóstico. A nossa expectativa é enorme! Esse laboratório veio para a nossa região, para o nosso grupo, para que a gente pudesse aprender com ele, diagnosticar, tratar e ajudar pessoas”, acredita.

Parceria com a APAPE

Entre os exames oferecidos pelo XY Diagnose destacam-se ainda os de paternidade, sexagem fetal, cariótipo, trombofilias hereditárias e diversas alterações genéticas, como também Transtorno do Espectro Autista (TEA). A realização de tais testes contribui para o estabelecimento mais preciso do diagnóstico.

Há vinte anos assistindo as famílias que precisam de apoio no serviço  de proteção social especial, a Associação  de Pais de Pessoas Especiais (APAPE)  atende 310 crianças. A unidade oferece serviço de proteção social especial com apoio do governo e também de parceiros.

“O Grupo IMNE é nosso parceiro há 17 anos e em 2019 nós recebemos algo que é fundamental, que foi a presença do grupo na instituição, através do atendimento do geneticista Dr. Isaías, que tem feito a diferença na vida das crianças e nós temos construído diagnósticos que até então não haviam ainda sido fechados e isso tudo é muito importante no processo de autonomia e de superação de limites desses pequenos para que nós construamos uma sociedade mais justa”, diz Naira Peçanha, presidente da Apape.

O médico geneticista, Dr. Isaías Soares de Paiva, faz parte da equipe e reconhece o grande potencial da instalação de um laboratório de genética na cidade de Campos.

“É um laboratório que realiza exames e permite fazer o diagnóstico de muitas doenças, que no passado recente não eram diagnosticadas e os pacientes viviam até com outros diagnósticos. Existe uma série de doenças que somente o exame genético é capaz de fazer o diagnóstico e isso é importante para o tratamento, o acompanhamento e o prognóstico destes pacientes. O exame mais complexo que existe atualmente na Genética é o sequenciamento do exoma e isso vai ser possível fazer aqui. Ele permite o diagnóstico de mais de seis mil doenças raras. Sem dúvidas, é um grande feito para a comunidade médica de Campos”, frisa.

Centro de Endometriose de Campos

Se a genética atua em vários campos, seja na pediatria, cardiologia, oncologia, entre outros, ela também é de suma importância na área da ginecologia. E dentro do laboratório XY Diagnose está instalado o primeiro Centro Especializado em Endometriose do município, de responsabilidade do Dr. Francisco Colucci, médico especialista em reprodução humana.

“A endometriose é uma doença da mulher moderna, que tem uma incidência cada vez maior. Hoje, essa doença requer uma abordagem multidisciplinar e um apoio laboratorial importante para que o tratamento seja eficaz. E a abordagem personalizada que um laboratório com essa estrutura permite para o médico é fundamental. A medicina hoje caminha para o lado da personalização do tratamento e precisa desse apoio principalmente da Genética e a endometriose não foge disso”, pontua.