×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Educação e inteligência emocional

Cecília Barcelos, proprietária da Creche Escola Arco Íris fala sobre os diferenciais para a capacitação das novas gerações

Entrevista
Por Aloysio Balbi
9 de dezembro de 2019 - 0h01

(Foto: Divulgação)

Com uma formação pedagógica forte que veio dos anos de estudos no Nossa Senhora Auxiliadora até chegar à faculdade, além de cursos de especialização, Cecília Barcelos, fundadora e proprietária da Arco Íris estabeleceu um novo conceito de creche em Campos, partindo da premissa de que quanto mais cedo a criança aprender melhor. A Creche Escola Arco Íris pode ser chamada hoje de escola com um conteúdo pedagógico que já lhe rendeu prêmios entre outros reconhecimentos.

Cecília diz que o conteúdo de tudo que se ensina na Arco Íris é a espinha dorsal dos excelentes resultados alcançados, mas que torna-se igualmente necessário investir em material humano, formando uma equipe multidisciplinar para atender as demandas que são diferenciadas das primeiras séries do curso fundamental. Busca-se o total bem estar da criança, a segurança, e ao mesmo tempo a preocupação de inocular os primeiros passos do conhecimento.

Destaca que além da arte de cuidar há a necessidade de perceber que a infância é a base de tudo. Acrescenta que a creche hoje não é apenas o cuidar, tendo um trabalho psicomotor, cognitivo e social. Frisa que o desenvolvimento psicomotor é fundamental para ajudar na escrita e na leitura, e que isso tem que começar cedo – “deixar a criança nos primeiros anos de vida livre para conhecer e explorar o mundo” diz.

Cecília ressalta que na Arco Íris as crianças são educadas com amor, carinho, dedicação e responsabilidade. Acrescenta que cada criança é um ser humano único e que merece todo respeito e atenção. A educadora admite que os resultados vão superando as expectativas a cada ano que passa.

Para 2020 a Arco Íris quer ampliar o quadro de disciplinas, colocando a inteligência emocional e financeira, o Edukids que disponibilizará tabletes em salas de aula. O objetivo é aproximar a educação dos interesses atuais das crianças, além de aula com professor de música. Cecília também fala do cardápio servido na Arco-íris que é totalmente diferenciado com a alimentação saudável, necessário ao crescimento das crianças.

A Arco Íris trabalha com material didático do Sistema de Ensino Dom Bosco, que trata a infância dentro dos pilares fundamentais para a formação de um ser humano produtivo, solidário, competente, preparando a criança para um mundo novo que a espera. Além de tudo isso, a Arco Íris ainda se preocupa com atividades extracurriculares como a dança, neste caso o Ballet e a capoeira. Todo esse trabalho resultou na conquista do Prêmio de Excelência ao Sistema de Ensino Dom Bosco, que segundo Cecília, é motivo de júbilo, mas aumenta a responsabilidade desta proposta de educar na primeira infância.

A senhora tem uma formação educacional calcada nos valores religiosos, cursou o então Auxiliadora, hoje Isecensa. Esses valores são fundamentais também na Creche Arco Íris?

Sim, com certeza! São valores fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.

O embasamento religioso, seja qual for a denominação, em sua opinião tem que andar junto com a Educação?

Sim! Valores como respeito, educação devem andar juntos no crescimento da criança. Construímos o nosso trabalho com esses valores e repassamos no aprendizado das nossas crianças.

O conceito de creche mudou a muitos nos últimos anos. Antes era apenas um lugar onde os pais que trabalham deixavam seus filhos. Como é agora?

Agora além de cuidar, sabemos que a infância é a base de todo ser humano. A creche hoje não é só o cuidar, tem todo o trabalho psicomotor, cognitivo e social.

Como é feita a reciclagem e atualização do corpo funcional da creche Arco-íris?

Capacitação tanto na nossa cidade, como fora dela. Rio de Janeiro e São Paulo são destinos certos para o nosso crescimento profissional. Damos todo complemento para atualização dos nossos profissionais.

A senhora acha que é necessário cada vez mais ser desenvolvedor o aprendizado da criança?

Sim, para desenvolvermos o que esperamos deles no futuro. O desenvolvimento psicomotor é fundamental para ajudar na escrita e na leitura. Deixar a criança nos primeiros anos de vida livres para conhecer e explorar o mundo.

Em que quesitos a Arco Íris busca ser um diferencial em relação as creches convencionais?

Aqui educamos com amor, carinho, dedicação e responsabilidade. Cada criança é um ser único e merece todo nosso respeito e atenção. Como sendo uma escola pequena, temos a oportunidade de conhecer cada criança que nela estuda, abordando-os pelo nome e conhecendo algumas particularidades da vida pessoal.

Você pode falar sobre as novidades para o próximo ano, como o planejamento pedagógico?

Várias! (Risos) Iremos ampliar nosso quadro de disciplina, colocando a inteligência emocional e financeira, Edukids que disponibilizará tablets em sala de aula, com jogos pedagógicos e interativos para aproximar a educação dos interesses atuais das crianças, além de aula com professor de violão, psicomotricidade até os 3 anos e continuaremos com a parceria da Nutrikids, que trabalha com um cardápio diferenciado, preocupado com a alimentação saudável e necessária para o crescimento dos pequenos. Trabalhamos com o material Dom Bosco, que aborda a infância dentro dos seus pilares fundamentais para a construção das crianças nos seus primeiros anos de vida. Traz fortemente o lúdico e o brincar como sendo indispensáveis para o desenvolvimento infantil, além de aproximar e valorizar a participação da família no processo educacional da criança.

E as atividades extra curriculares da Arco Íris. Como elas são planejadas?

Ballet e capoeira. Pensados para ajudar no desenvolvimento motor da criança e nas habilidades corporais que auxilia em todas as fases de desenvolvimento das crianças.

Voltando a falar de religião, a senhora é apontada por amigas como um esteio família e tem como base exatamente ela, a religião. Como isso funciona?

Minha vida é pautada na fé que tenho em Deus! Deus é minha base e sustento! Trago fortemente Deus em tudo que faço na minha vida. No espaço físico da escola, encontramos a imagem de Jesus e Maria como nossa força e sustento.

A Creche Arco Íris ganhou um prêmio de Programa de Excelência ao Sistema de Ensino Dom Bosco. Uma conquista e tanto. Fala sobre isso?

Estamos muito orgulhosos desse prêmio. O meu time merece receber esse reconhecimento. As meninas são muito empenhadas pelo crescimento tanto pessoal quanto o crescimento da nossa escola. O clima construídos entre elas hoje é de total harmonia e parceria. Receber o prêmio de excelência mostra no resultado que fazemos o nosso trabalho com amor e comprometimento.