×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: roubo de cachorros, novo articulista e mais

Em Campos, a nova onda que preocupa são os roubos de cachorros de raças pequenas

BLOG
Por Coluna do Balbi
2 de dezembro de 2019 - 6h00

Novo articulista 

O professor Fernando da Silveira é o mais novo articulista do Jornal Terceira Via, nessa mesma página de opinião. O professor vai escrever suas histórias em substituição ao delegado da Polícia Federal, Paulo Cassiano, que se despede para assumir novas responsabilidades na sua vida profissional.

Estrada ligará Açu a BR-101 

O Porto do Açu participou do Enaex 2019, junto com os portos de Antuérpia e Houston, no Rio de Janeiro. Um dos pontos abordados pela Porto do Açu durante o painel foi conectividade, com apresentação dos projetos dos governos estadual e federal para melhoria de acesso ao complexo. Um deles é a futura RJ-244, que irá conectar o Porto do Açu através de uma via expressa à BR 101, em Campos. A nova rodovia, que contará com 44 km de extensão, está prevista para operar em 2024. Outro projeto que irá viabilizar novas oportunidades de negócios para o Açu é a Ferrovia Rio-Vitória (EF-118), já prevista no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para 2028 e com alto potencial econômico para o estado do Rio, uma vez que irá criar um arco ferroviário na região Sudeste.

A Cabana de volta

Está quase pronto para reabrir o Hotel Planície, no Centro de Campos, fechado por mais de suas décadas e que foi arrematado por um rico empresário de Itaperuna. Essa coluna apurou que existe a possibilidade da retomada da “A Cabana”, no terraço do hotel que já foi um restaurante-bar com uma bela vista de parte da cidade. Possivelmente Campos ganhará mais uma opção de gastronomia fora do chamado eixo convencional.

Ruim pra cachorro

Os ladrões não estão muito mais interessados em celular, nem bike. Muitos estão de olho em cães de pequeno porte que passeiam com seus donos pelas ruas. O último caso aconteceu no domingo, próximo a Prefeitura. Geralmente, esses ladrões preferem cães como o buldog francês. Quando não conseguem um bom preço pelo cão, tentam cobrar resgate aos donos. Assim, como não gostam de roubar iphones porque têm localizador, também não gostam de roubar pit bulll, que tem pegada na boca.

Amizade associada

Os empresários Renato Abreu e João Barroco, amigos de infância vivida em São Fidélis, agora são sócios em projetos voltados para aquela região, se desdobrando no turismo e também em uma vinícola. Ambos bem sucedidos, querem mudar o perfil econômico do vizinho município. E os investimentos já começaram com o cultivo de uvas selecionadas. Digamos assim que é uma empreitada de porte e que já começa a causar reflexos na economia fidelense.

Alerta rural

O Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Rio alerta aos consumidores que possuem descontos tarifário rural na conta de energia elétrica para a realização do recadastramento rural junto à concessionária Enel Rio até o dia 31 de dezembro, sob o risco de perder o benefício. A atualização do cadastro é uma exigência da resolução n° 800/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para os consumidores e produtores rurais com energia classificada em “rural” e “irrigantes”.

Prevendo 2020

O Secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho; o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel; e o Secretário de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Marcos Troyjo, participam do próximo painel do ciclo Brasil de Ideias, que acontece no dia 02 de dezembro, no Rio de Janeiro. O tema do encontro será “Brasil, conquistas e expectativas para 2020”.

Café

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já estão em campo no Rio de Janeiro para atualizar os números da safra de café 2019. Este é a quarta coleta de dados para o levantamento desta safra e inclui visitas aos principais municípios produtores do estado. A atividade está sendo realizada nos municípios de Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Duas Barras, Porciúncula, Natividade, São José do Vale do Rio Preto,Varre Sai e Campos. Os resultados consolidados da pesquisa serão divulgados no dia 17 de dezembro, no site da Conab, com as informações da safra de café dos outros estados produtores do país.

Açúcar

Outra equipe da Companhia também está em campo realizando pesquisa para estimar os dados da safra de cana-de-açúcar 2019/2020, que irão compor o 3º levantamento da safra que acontece em todo o país. A consolidação dos números será divulgada no dia 19 de dezembro no site da Companhia. Estão sendo visitadas as usinas em operação em Campos e Cabo Frio para levantar informações sobre a situação da colheita e as estimativas da produção de cana, açúcar e álcool. Também serão avaliadas questões relacionadas às condições climáticas e a qualidade da cana produzida.