×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Artesanato em seminário e exposição no Museu Histórico de Campos

Na ocasião será lançada a exposição “Nosso Artesanato Sob o Olhar da Inclusão Produtiva”

Campos
Por ASCOM
1 de dezembro de 2019 - 16h05

Nos dias 3 e 4 de dezembro acontece o Seminário “Artesanato, Cultura e Identidade Campista” no Museu Histórico de Campos. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social tem entrada gratuita e não precisa de inscrição. Na ocasião será lançada a exposição “Nosso Artesanato Sob o Olhar da Inclusão Produtiva”, que permanecerá em cartaz até o dia 20 de dezembro. Haverá comercialização dos produtos expostos no local, pelos próprios artesãos.

O seminário terá início com a solenidade e composição da mesa de abertura, às 9h. A partir das 10h30, será realizada palestra com Graziela Escocard, Conceição Fernandes e David de Sales sobre “A importância do resgate cultural no artesanato”. Às 11h, Graziela, que é historiadora e gerente do Museu, fará a Contextualização do evento. Haverá um intervalo ao meio-dia e, às 14h, o vice-presidente da Codemca, Marcel Cardoso, palestrará sobre “Alternativa de Geração de Renda”. Às 15h, a empreendedora Aucilene Freitas abordará “Empreendimentos Colaborativos”, finalizando o primeiro dia de seminário.

— Este evento tem a intenção de criar uma comunhão entre a Inclusão Produtiva e o Museu Histórico, que tem sido um espaço muito aberto a artistas e artesãos em Campos. Buscamos este espaço para que as artesãs que estão se formando nos nossos cursos possam expor seus trabalhos. Também buscamos oportunizar a ampliação de conhecimentos através do seminário, com diversos nomes relevantes ao assunto — comentou a gerente de curso de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Iara Nascimento.

No segundo dia de evento, quarta-feira (4), às 10h, o Superintendente da Ciência e Tecnologia, Romeu e Silva Neto, ministra a palestra “Sustentabilidade”. Às 11h, o colunista social, digital influencer, embaixador de Turismo e consultor de modas, Carlos Frederico Silva, abordará “Moda e Empreendedorismo, Reaproveitamento de Material”. Ao meio-dia, será realizado um intervalo e, às 14h, começa a palestra “História, Identidade, Memória local”, com o historiador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Genilson Soares, e a autora e historiadora Carmem Eugênia Sampaio Gomes. Para finalizar o seminário, será realizada uma visita guiada ao Museu Histórico.