×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Azul por eles, campanha do Oncobeda acontece na quarta-feira

Roda de conversa reunirá especialistas para falar sobre o câncer de próstata

Saúde
Por Redação
26 de novembro de 2019 - 17h23

Dr. Gustavo Barbosa, urologista (Foto: Silvana Rust)

Com o aumento do número de casos de câncer de próstata anualmente, o Grupo IMNE foca em oferecer informação sobre à gravidade dessa doença, que acomete mais de 2 milhões homens no Brasil. Por isso, como parte da campanha “Novembro Azul” acontecerá na quarta-feira (27 de novembro), das 17h às 20h, no restaurante Gastrô, em Campos, o evento #Azulporeles. A atividade aberta ao público é uma realização do Instituto do Câncer do Norte Fluminense, do Oncobeda, do Hospital Dr. Beda, unidade II, e do Sistema de Comunicação Terceira Via, com patrocínio da Jansen Farmacêutica e apoio do Gastrô e da Femac Móveis.

Na programação, uma roda de conversa com os médicos urologistas Dr. Gustavo Barbosa de Souza Araújo e Dr. Walid Ibrahim Khenaifes Filho e a assistente social, pós -graduada em Serviço Social em Oncologia e Cuidado Paliativo, Simone Monteiro Xavier, além de lanche, distribuição de informativos e brindes.

Segundo Simone Xavier, na rotina hospitalar é possível perceber a chegada de pacientes para avaliação oncológica com casos da doença em estágio muito avançado, onde muitas vezes não existem chances de cura.

“A partir do momento em que lidamos com esta realidade é de suma importância trabalharmos a conscientização da população quanto a gravidade da doença, a necessidade da conhecer os fatores de risco, de procurar um especialista para realização de exames de rotina, ou seja, a necessidade de estar vigilante em relação a qualquer alteração ou sintoma diferente que venha apresentar. Baseado em nossa missão de tratamento do câncer em uma unidade UNACON que é referência em oncologia, temos como meta o trabalho de alerta, onde através de eventos e campanhas visamos despertar na população o conhecimento sobre a doença”, explica.

Dr. Walid Ibrahim Khenaifes Filho
(Foto: Carlos Grevi)

A assistente social também frisa a importância de prevenção do câncer de próstata. Além disso, existe também a resistência por parte do público masculino de participar deste tipo de evento ou até ir a uma consulta com o médico.

“Em nossa campanha, decidimos abordar este público através das mulheres, queremos convidá-las para um conhecimento maior a respeito da doença, através de orientação de especialistas, onde abordaremos temas específicos, levando a reflexão. Com esta atitude acreditamos que além de atingirmos o objetivo de abordar o público masculino, iremos acabar com este mito que muitos homens têm em relação a procurar um especialista para exames de rotina. Precisamos que as mulheres despertem os seus parceiros para o cuidado, pois cuidar é um ato de amor”, ressalta.