×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Empresário Evandro Henriques: Sucesso em nutrição hospitalar

A Nutrimed é referência em dietas enteral e parenteral e não para de expandir para todo o estado do Rio

Entrevista
Por Redação
25 de novembro de 2019 - 0h01

Com o empreendedorismo cravado no DNA, Evandro Henriques Ribeiro Júnior, aos 45 anos, dirige a empresa Nutrimed, em Campos, com atendimento expandido a todo o estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, no segmento de nutrição enteral e parenteral. O sucesso da empresa pode ser medido por sua dedicação no ramo e a busca por novos conhecimentos, já que sempre participa de congressos e feiras do setor para atualização.  De férias em Nova York, Evandro respondeu a essa entrevista pela internet e não esconde o prazer pelas viagens em família. Fora do trabalho, Evandro é adepto a práticas esportivas, como musculação e surf. Ele é casado com Gabriela Neves, tem quatro filhos, pratica meditação transcendental e afirma ter muitos planos para o futuro: “Nossos planos são de ampliação e expansão da Nutrimed para o mercado privado da capital aumentando nosso MarketShare no setor”. Além de comandar a Nutrimed, Evandro fundou a Trindade Medical, uma empresa que oferece alternativas para o tratamento de doenças traumáticas, degenerativas ou deformidades da coluna vertebral como hérnias, tumores e fraturas. A empresa atua também nas capitais fluminense e capixaba.

 1 – O Sr. Dirige a Nutrimed em Campos, uma das principais empresas do segmento em toda a região e é referência no Estado do Rio de Janeiro. Quais os principais serviços oferecidos?


A Nutrimed é uma empresa que atua no mercado há 23 anos juntamente com a sociedade e a saúde pública e privada no setor de Nutrição Parenteral e Enteral.Realizamos toda a manipulação de dietas parenterais (dieta administrada por via intravenosa para crianças e adultos impossibilitados de utilizar o trato digestório), manipulação de dietas enterais (alimentação por sonda) e de fórmulas infantis (para UTI’s neonatais e pediatria). Além disso, somos distribuidores das principais marcas de nutrição enteral e suplementos nutricionais. Essas Terapias Nutricionais são indicadas para pacientes que não conseguem suprir suas necessidades pela via oral convencional. São muito comuns em hospitais e, muitas vezes, em domicílio, a fim de proporcionar melhor recuperação, maior qualidade de vida e menor chance de contaminação.

2 – A Nutrimed é referência em Terapia Nutricional. Como nasceu e tem funcionado essa ideia?

A Nutrimed nasceu com o propósito de atender a nossa região com o que há de melhor no atendimento à saúde de nossa população, já que não havia nenhuma empresa assim no setor. Hoje, após 23 anos, é uma das duas únicas empresas de todo o Estado do Rio existentes no ramo. A ideia de nossa equipe sempre foi atender com a máxima excelência e atenção a vida, nosso maior patrimônio. Temos muito orgulho hoje em poder ressaltar que através de muita dedicação e profissionalismo, com DNA da nossa cidade e estado na identidade, atendemos toda a rede de Hospitais Federais do Rio de Janeiro, como: Hospital Fernandes Figueira (Fiocruz), Hospital Marcílio Dias, Hospital Federal dos Servidores do Estado, dentre muitos outros.

3 – A tecnologia é uma aliada no ramo da nutrição enteral e parenteral, carros-chefes da Nutrimed. Comente um pouco sobre isso.

A Nutrimed está alinhada com as tendências inovadoras mundiais e as ferramentas tecnológicas são de suma importância na nossa área, pois auxiliam no processo, aumentando sua segurança e eficiência. Para isso, contamos, por exemplo, com a prescrição remota (online), onde o médico, de onde estiver, através de um computador ou mesmo de um celular, consegue acessar nosso sistema e enviar da forma mais objetiva, prática e rápida a prescrição das dietas de seus pacientes.


4 – A empresa também fornece dietas de marcas conhecidas no mercado, como a Fresenius. Esses produtos têm boa aceitação no mercado da região?
Sim, somos distribuidores das maiores marcas do segmento, dentre elas podemos destacar a Fresenius, ProDiet, Vitafor, Nestlé, Danone e Mead Johnson e, entre as marcas citadas, fornecemos desde fórmulas infantis a suplementos e dietas enterais para adultos e idosos. A aceitação destas marcas em caráter nacional e mundial é uma realidade e através da Nutrimed, ela está em toda região, com o preço mais competitivo do mercado devido ao atendimento em larga escala, o que nos posiciona de forma importante no mercado.

5 – Toda produção e distribuição estão concentradas na sede da empresa. Até que ponto essa logística influencia nos resultados na relação empresa -cliente?

Sim, nossa sede é localizada no Parque Tamandaré, em Campos dos Goytacazes, próximo ao IFF. Lá produzimos todas as dietas e as entregamos não só aqui, como em todo estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com transporte validado por legislação. Vale destacar que em 2019, a fim de melhorar ainda mais nossa entrega, montamos um centro de logística em Niterói, onde encaminhamos toda nossa produção diariamente e, de lá, nossos colaboradores efetuam as entregas nos hospitais da Capital, região Serrana e Sul Fluminense.

6 – Qualidade e segurança são itens indispensáveis na área da saúde. A Nutrimed preza por isso, investe nisso, logo, tem um retorno. Comente um pouco sobre esse assunto
.

Com certeza! Qualidade e segurança aliadas às ferramentas tecnológicas nos nossos processos produtivos proporcionam garantia de qualidade dos produtos manipulados ofertados pela Nutrimed.Vamos falar, por exemplo, da área de produção de Nutrição Parenteral, que se dá em área estéril, que é o que chamamos de área classificada, onde possui controle do número de partículas que o ambiente pode conter, além do controle de pressão e temperatura da sala e também as Capelas de Fluxo de Ar Horizontal (CFLH) onde são manipuladas as bolsas de NP. Só pela pequena descrição vê-se o quão rigoroso é o processo, e para isso, temos cronogramas de execução de serviços, validações e certificações de equipamentos e processos, realizados pela Nutrimed. Passamos por fiscalização dos órgãos competentes, o que nos proporciona a justa excelência e o nosso aprimoramento constante. Aliás, buscamos sempre o melhor a cada dia, para isso, e por iniciativa própria, estamos certificando a Nutrimed junto à ONA (Organização Nacional de Acreditação) para atestarmos a nossa missão junto à adequação pelas Boas Práticas de Fabricação, tanto para o atendimento ao cliente final como aos nossos colaboradores.

7- A Nutrimed também atende pessoa física?

Sim! Atendemos toda a cadeia física e agora, para melhorar ainda mais nosso atendimento, estamos passando por uma obra de ampliação, onde será construída uma loja para expor todos os nossos produtos, a fim de proporcionarmos um melhor atendimento. Em breve, teremos muitas novidades!


8 – Percebemos que cada vez mais pessoas estão intolerantes a certos alimentos e fórmulas específicas estão entrando no mercado para resolver esse problema. Qual o tamanho desse público alvo na Nutrimed?

 

Sim, atualmente verificamos diversas restrições, devido a doenças, intolerâncias e alergias alimentares, para isso, temos um amplo portfólio de produtos. Como trabalhamos muito com pacientes críticos em hospitais (nosso maior público atualmente) contamos com produtos para todas as necessidades, desde o recém-nascido até o paciente idoso com necessidades específicas, pacientes oncológicos, renais, diabéticos e outros.

9 – Sobre a manipulação de fórmulas infantis para bebês prematuros, fale um pouco sobre a estrutura para este atendimento completo e de excelência.

Nossa área de manipulação enteral conta com colaboradores altamente capacitados que recebem as prescrições diariamente, avaliam e preparam as fórmulas e, se necessário, dão todo suporte aos médicos prescritores no que diz respeito à escolha das fórmulas indicadas para cada caso individualmente. Todo procedimento e estrutura são monitorados tecnicamente pelos nutricionistas responsáveis, seguindo as legislações que norteiam todos os processos.

10 – A Nutrimed investe também na ciência e pesquisas?

Investimos e acreditamos na valorização dos excelentes profissionais, tanto médicos prescritores, como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e toda a equipe multidisciplinar envolvida. Apoiamos a educação continuada e prezamos por desenvolvimento científico, nos fazendo sempre presentes nos Simpósios e Congressos da área, além de trazer constantemente cursos e palestras para nossa região.

11- Esse seu empreendedorismo está na veia, não? Como tudo começou?

Acho que sempre tive a veia de empreendedorismo no DNA, sempre gostei de negociações. Desde criança comprava bola de gude e revendia, fazia pipas e vendia, vendia gibis, prancha de surf… Em 2009, a convite do meu sogro, Dr. Herbert Sidney, assumi a gerência da Nutrimed e alguns meses depois comprei uma participação na empresa da antiga sócia e assumi de forma definitiva a direção da empresa já como sócio-administrador .