×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: Prestígio, ZPE no Açu, Havan em Campos, Caminho de Santo Amaro e mais

Confira os destaques da semana selecionados pelo diretor de jornalismo do Jornal Terceira Via, Aloysio Balbi

Campos
Por Coluna do Balbi
25 de novembro de 2019 - 0h01

(Foto: Silvana Rust)

Prestígio 

O empresário Joilson Barcelos deu provas de prestígio raro ao trazer o governador Wilson Witzel para a inauguração do Shopping de Guarus. E o empresário campista não para: no dia seguinte foi para o Rio, onde, sexta-feira, na condição de presidente da ADERJ recebeu autoridades políticas na Festa do Distribuidor. Depois seguiu para São Paulo.

ZPE no Açu

O Porto do Açu vai pisar mais fundo em 2020, começando o ano com a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), o que permitirá a implantação de uma indústria de tecnologia. Está tudo acertado nesta direção sem a menor chance de algum desvio. O porto ganhará assim um novo perfil.

Vem mesmo

Tem gente que acha que é brincadeira mas a rede de lojas Havan vai mesmo aportar em Campos no curso de 2020. Procura uma área de 25 mil metros quadrados que tende a ser próximo a Estrada do Contorno. Um estudo de expectativa fez com que a rede de lojas batesse o martelo nesta decisão.

10 mil refeições/dia

Já está funcionando em Campos, como adiantou essa coluna, a maior cozinha industrial do interior do Estado. Fica localizada na BR-101, próximo ao acesso da Codin. De domingo a domingo ela produz nada mais nada menos que 10 mil refeições para os presídios de Campos e de Itaperuna. Está gerando uma boa penca de empregos.

Boa notícia

O comércio de Campos está animado com a boa notícia dada pelo governador Wilson Witzel de que fecha o ano sem atraso no pagamento da folha dos servidores estaduais. Pelo contrário: paga o 13ª salário integral no dia 02 de dezembro e o pagamento do mês acontece no dia 10 também de dezembro.

A toque de fuzil Voltou a onda de assaltos na BR-101 próximo a São Gonçalo. Na semana passada, um campista foi assaltado por bandidos fortemente armados com fuzis. A nova modalidade é colocar na pista, homens se fingindo de bêbados. Os motoristas param e o assalto se consuma. Pelo visto, estamos ferrados.

(Foto: Silvana Rust)

Do IMNE

O renomado médico Francisco Colucci vai passar a integrar o corpo de profissionais do IMNE passando a ser responsável pelo setor de reprodução humana no laboratório XY. O médico tem um currículo invejável e faz palestras sobre o tema em várias cidades do mundo. Ponto positivo.

Caminho de Santo Amaro I

A Câmara de Dirigente Lojistas de Campos vai insistir junto ao Vaticano para que seja considerado ao nível de outras trilhas católicas, a Caminhada de Santo Amaro. O assunto já foi todo documentado e encaminhado. Quem poderia dar uma mão nessa empreitada é o arcebispo de Garanhuns (PE), Fernando Guimarães.

Caminho de Santo Amaro 2

O então padre Fernando Guimarães foi figura importante na reforma da igreja e atuou em Campos. Depois foi para o Vaticano onde tornou-se um dos homens de confiança do Papa João Paulo II. Foi ele quem ensinou ao Papa João Paulo II a falar português para a primeira visita de um Papa ao Brasil, isso nos anos 80.

Gotas

*Está na Câmara Municipal de Campos, projeto do executivo que vai tratar da ocupação do solo e do subsolo do município.

* Começa a tramitar na Justiça um processo de três condomínios verticais contra uma boate que tira o sono e o sossego dos moradores.