×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Expectativa é por melhor Natal dos últimos 5 anos

.

Guilherme Belido Escreve
Por Guilherme Belido
24 de novembro de 2019 - 0h01

VENDAS DE FIM DE ANO EM CAMPOS
Expectativa é por melhor Natal dos últimos 5 anos

Diferentes indicativos econômicos dão sinais de recuperação com reflexo direto nas vendas de varejo

Governo do RJ confirma pagamento do 13º para o dia 02 de dezembro e recurso favorece consumidor local

Volume de vendas deve ser o melhor desde 2015, quando a crise abafada foi descoberta e logo virou recessão

Daqui a pouco menos de um mês o comércio lojista vai estar no pico do período de maior volume de vendas do ano: os cinco dias anteriores ao Natal, que neste 2019 acontece entre 6ª-feira, 20 de dezembro, e terça da semana seguinte, 24.
Em Campos, como na maioria das cidades brasileiras, a perspectiva de negócios é a melhor dos últimos cinco anos, visto que o País passou o 2015 inteiro discutindo o impeachment de Dilma – processo aceito pela Câmara em 02 de dezembro.

Naquele ano, a realidade econômico-financeira até então escondida pelo governo veio à superfície, dando início à grave crise que logo se transformaria em recessão.

Por isso é que se aposta, após a tímida recuperação de 2018 e que agora vai se confirmando, na tendência de que as vendas de fim de ano deste 2019 cresçam em relação ao mesmo período dos anos anteriores. E não se trata de tese ou de mera especulação, mas de observação do ambiente como um todo.
Sinais de melhoria
Com relativa frequência (ou, quando nada, mais que ocasionalmente), constata-se ‘prognósticos’ de consultores e especialistas em finanças irem por água abaixo na realidade que advém do fato prático.
Traçaram para 2017 o fim do mundo, em que a recessão passaria à depressão. Não aconteceu. Neste ano, com a turbulência política de Brasília, falou-se que a economia iria andar pra trás. Também não andou.
Ao contrário, a economia vem dando claros sinais de oxigenação. Nada empolgante ou extraordinário, mas que vai se confirmando mês após mês.
Varejo –  A partir do segundo semestre –  em particular quando se soube que a reforma da Previdência seria aprovada – as vendas no varejo aumentaram acima do que previa o mercado. O setor de serviços também cresceu, recuperando-se dos meses anteriores. A projeção é de safra recorde, com influência direta no PIB.
Da mesma forma, contribuem para as vendas de fim-de-ano o aumento da arrecadação, a inflação baixa, a queda dos juros e da taxa de desemprego.
Logo, vemos diferentes cenários de reação, tanto na esfera federal como em alguns estados, entre eles o Rio de Janeiro. Dessa junção, municípios como Campos – independente da carência local – serão beneficiados, com frutos colhidos já nas vendas natalinas.

_____________________
Inflação baixa, juros em
queda e oferta de crédito.
Crescimento do emprego
e vendas no varejo acima
do que previa o mercado
_____________________

Campos  com bom volume de vendas no comércio já em novembro
No comércio lojista de Campos, o otimismo não é vago, nem se baseia, apenas, em prognósticos. O aquecimento das vendas em novembro é um dado significativo que embala as apostas de crescimento que pode variar entre 8% e 12% em relação ao mesmo período de 2018.
As contratações temporárias já são uma realidade – em percentual bem mais elevado que no ano passado – bem como o crescimento das vendas propriamente d​itas, apontando para um dezembro favorável.
A maior parte das lojas adiantou a decoração natalina, ofereceu descontos e promoções, e o resultado foram três semanas de boas vendas, o que gerou um clima de real otimismo.
No feriado de semana passada, mesmo numa quarta-feira chuvosa, o movimento no Shopping Boulevard, o maior da cidade, foi intenso. Nos últimos dias, o número de pessoas circulando pelas ruas do Centro é visivelmente maior do que no ano passado ou nos anos imediatamente anteriores.
Confiança – Não se trata de exagero sem fundamento, mas o consumo é também um estado de espírito. Se as pessoas ficam mais confiantes, se acreditam em dias melhores e na recuperação da economia, o Natal, por si mesmo,  empolga e o consumidor vai às compras, porque comprar e presentear faz bem.

_______________________
O consumo é também um
estado de espírito. Se as
pessoas estão confiantes e 
otimistas, elas compram.
Presentear faz bem
______________________

 

Injeção de dinheiro: governo do Rio antecipa 13º para 02 de dezembro
Outra iniciativa que terá reflexos importantes nas vendas de Natal veio com o anúncio de que o governo do Rio de Janeiro vai liberar o 13º integral na segunda-feira, 02 dia de dezembro. Como Campos registra um número elevado de servidores ativos e aposentados, parte dessa injeção de dinheiro tem endereço certo: os caixas das lojas.
Portanto, se do executivo municipal não vem nenhuma boa notícia, o estado e a União dão motivos fortes para que o consumidor encha a árvore de Natal.
Guarus Plaza – Dado igualmente positivo vem da iniciativa privada: acaba de ser inaugurado o Guarus Plaza Shopping, privilegiando o expressivo número de moradores de Guarus e abrindo nova frente de trabalho e consumo.
Tudo isso, associado, ainda, à liberação do FGTS, à oferta de crédito e à queda acentuada nos juros indicam que os lojistas devem investir ainda neste finalzinho de mês porque o retorno nas vendas está garantido.
Importante frisar, também, que a taxa de dezembro caiu pelo sétimo mês consecutivo, com geração de aproximadamente 800 mil empregos no Brasil. Este é outro dado que eleva o nível de otimismo, com reflexos nas vendas de fim de ano em todas as cidades.
Investimentos em Campos  –  Em sua recente visita a Campos, o governador Wilson Witzel anunciou recursos para a Educação e conclusão da ponte que liga SJB a São Francisco. Disse, ainda, que vai destinar R$ 5 milhões para reformas no HGG.
Não obstante esses anúncios não contemplem diretamente o consumo, é de grande valor para restabelecer a confiança do campista em dias melhores o que, naturalmente, tem efeito positivo no evento mais próximo, que é o Natal.