×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Marinha encontra fragmentos de óleo na Praia de Grussaí, em SJB

Resíduos foram recolhidos e enviados para análise. Segundo o órgão, os fragmentos são compatíveis aos encontrados no Nordeste.

Região
Por ASCOM
23 de novembro de 2019 - 10h37

(Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil anunciou neste sábado (23) que fragmentos de óleo chegaram à praia de Grussaí em São João da Barra. Segundo a organização, o material, detectado na sexta-feira (22), é compatível com o que já foi encontrado na costa do Nordeste e do Espírito Santo. Uma reunião com representantes dos municípios costeiros, do Inea, do Ibama e da Marinha do Brasil deve acontecer no domingo (24), na Capitania dos Portos, em Macaé.

LEIA TAMBÉM Depois de Grussaí, resíduos de óleo também são encontrados na praia de Santa Clara, em SFI

LEIA TAMBÉM Marinha: fragmentos de óleo chegaram a praia do Espírito Santo

LEIA TAMBÉM Municípios do Norte Fluminense recebem treinamento preventivo para contenção de manchas de óleo no litoral

De acordo com a Marinha, foram encontrados 300 gramas de óleo na praia sanjoanense. Um grupo de militares da entidade está no local e servidores do Ibama se reunirão ao grupo ainda neste sábado.

As amostras foram recolhidas pela Agência da Capitania dos Portos de SJB (AgSJBarra) e foram enviadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), onde serão analisadas.

A Marinha do Brasil esclareceu ainda que a praia de Grussaí segue sendo inspecionada e, até o momento, não foram encontrados novos resíduos oleosos no local.

A princípio, representantes da prefeitura de São João da Barra, do Corpo de Bombeiros e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participariam de uma reunião neste sábado (23) para discutir o assunto, mas a reunião foi cancelada. Eles devem se reunir, então, no domingo, às 14h30, na Capitania dos Portos, em Macaé, juntamente com a Marinha do Brasil, Inea, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e demais representes dos municípios costeiros.

A prefeitura ressalta que o município de São João da Barra, bem como os demais da região, por meio do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos possui agentes treinados para atuar nesse tipo de situação.