×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Espetáculo de dança e música estreia na Faetec, em Campos

Grupo de estudantes de pedagogia se vale da dança com proposta educativa em coreografias contemporâneas

Cultura
Por Ocinei Trindade
21 de novembro de 2019 - 12h04

Educadores, estudantes e dançarinos participam do espetáculo (Foto:Divulgação)

A dança é instrumento de reflexão e educação. Com esta finalidade, o Grupo de Dança Contemporânea do Isepam, tradicional instituição de ensino de Campos, apresenta nesta quinta-feira (21), o espetáculo “Eu vivo a sorrir”. A exibição é gratuita e está marcada para às 18h, no auditório do instituto de educação que integra a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O responsável pelo espetáculo é o professor e dançarino José Fernando Rodrigues.

A apresentação de música e dança contemporâneas do grupo do Isepam faz parte de uma coletânea de coreografias que está em sua terceira edição.  O espetáculo “Eu vivo a sorrir” é a mais nova criação de José Fernando Rodrigues que reuniu 15 pessoas. Todas fazem parte do Curso de Pedagogia. Os ensaios foram feitos durante quatro meses. Os integrantes do grupo deverão percorrer outros espaços voltados para o ensino em Campos e na região.

Estudantes de Pedagogia se tornaram dançarinos em espetáculo educativo (Reprodução)

O objetivo pedagógico está envolvido no projeto do grupo de artistas e educadores do Isepam. “Eu dou as aulas. Montei as coreografias e dirigi tudo. O objetivo sempre é  pedagógico. Queremos discutir práticas do profissional de educação! São apresentações no formato de pocket show. Vamos começar pela unidade de Campos sob a coordenação da professora Josete Soares. Já há convites para apresentações em outros locais”, explica José Fernando.

As apresentações de dança contemporânea do grupo são gratuitas, sobretudo porque acontecem em escolas públicas como é o caso do Isepam. No espetáculo “Eu vivo a sorrir” os 15 integrantes dançam, cantam e tocam instrumentos.

“É uma oportunidade de fazer arte em espaço escolar ou universitário. Uma forma de motivar profissionais da educação e envolver os alunos nesse processo  maravilhoso e encantador por meio da dança”, conclui José Fernando.