×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Parte do forro de enfermaria do HGG desaba por causa das fortes chuvas

Defesa Civil de Campos informa segue em estado de atenção

Campos
Por ASCOM
20 de novembro de 2019 - 11h48

Enfermaria do HGG (Foto: Divulgação)

A forte chuva que caiu nas últimas 24 horas em Campos, acima do esperado para o período, causou uma série de estragos na cidade. Parte do forro de uma das enfermarias do Hospital Geral de Guarus (HGG) desabou e pacientes tiveram que ser retirados do local. Ninguém ficou ferido. Os alagamentos atingiram outros setores da unidade.

A enfermaria cujas partes do teto vieram abaixo foi interditada pela equipe da Defesa Civil, que esteve no local logo após o incidente. A expectativa é de que os pacientes sejam transferidos para a rede de hospitais contratualizados, evitando que eles permaneçam nos corredores do HGG, para onde foram deslocados provisoriamente.

Em nota, a Prefeitura informou que “não procede a informação de interdição do HGG por parte da coordenadoria de Defesa Civil. Devido às fortes chuvas desta quarta (20), o forro da enfermaria do Hospital Geral de Guarus  (HGG) sofreu dano. Imediatamente a coordenadoria de Defesa Civil foi acionada para vistoria do hospital, ocasião em que foi identificada a necessidade de remanejamento dos pacientes deste setor, que foi interditado. A Secretaria entrou em contato com a Santa Casa que se prontificou a receber estes pacientes. Importante ressaltar que atualmente a unidade passa por intervenção, inclusive com reforma total do telhado – reforma esta que nunca aconteceu desde a inauguração da unidade”.

O setor de oftalmologia da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José, em Goitacazes, também sofreu com a chuva. A água caiu pelo forro, inundou a sala, mas não houve desabamento. Também em nota, a direção da UPH São José informou “que houve uma questão pontual em uma das salas da unidade na última terça-feira (19), que não causou maiores transtornos. O local foi limpo e nenhum atendimento foi comprometido”.

O sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Estabelecimentos de Serviço de Saúde da região Norte Fluminense (SINDHNORTE) divulgou nota informando que “diante da necessidade do Hospital Geral de Guarus (HGG), provocada pelas fortes chuvas que atingiram Campos, os diretores dos hospitais filantrópicos (Santa Casa, Plantadores de Cana, Álvaro Alvim e Beneficência Portuguesa), decidiram receber os pacientes que estavam internados na unidade do HGG. Trata-se de uma situação de emergência e o sindicato tem ciência do compromisso, atendimento e o respeito a população”.

A situação dos hospitais contratualizados é delicada, diante do atraso no repasse de verbas municipais às quatro unidades.

Chuva acima do esperado

De acordo com a medição do pluviômetro instalado na Defesa Civil, até o momento, somente nas últimas 24 horas, choveu 72.4 mm na região. Neste mesmo período, os outros cinco pluviômetros apresentaram as seguintes medições: Arraial (em Travessão) 60.6mm; 43.2 em Serrinha. Em Baixa Grande, o pluviômetro indicou 48.8 mm de chuva nas últimas 24h; Dores de Macabu 22.4mm e em Morro do Coco 23.6mm. Confira em tempo real (aqui) as medições.

Como de costume, a chuva intensa causou alagamento na descida da Ponte Leonel Brizola, na venida José Alves de Azevedo, bem no centro do município.

Ainda houve elevação no nível da Lagoa de Cima e parte do muro do Cemitério do Caju, que fica na rua Elói Orlenas, desabou.

Em Rio Preto a água tomou conta de ruas. A Defesa Civil ainda não confirmou desalojados ou desabrigados no local (vídeo no final da matéria).

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha, destaca que o monitoramento e acompanhamento será constante.

“No feriado desta quarta-feira estaremos de plantão para qualquer emergência, porque deve continuar chovendo pelos próximos dias. Os números de telefone para nos acionar são (22) 981758512 e 199”, orienta.

Muro do Cemitério do Caju não resistiu (Foto: Divulgação)

Nível da Lagoa de Cima subiu

Descida da Ponte Leonel Brizola ficou alagada com as chuvas das últimas horas (Foto: Divulgação)