×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Torcedores do Flamengo estão na expectativa da Libertadores

Campistas deixam tudo e viajam para a final em Lima, no Peru, no dia 23 de novembro

Campos
Por Kamilla Póvoa
18 de novembro de 2019 - 14h04

Torcedores campistas vão vivenciar de perto a final da Libertadores da América. (Foto: Carlos Grevi)

O que você seria capaz de fazer para acompanhar seu clube em uma final de Libertadores em outro país? Torcedores da Embaixada do Flamengo, em Campos dos Goytacazes, enfrentam obstáculos e guardam muitos sonhos na bagagem para ir à final histórica pela Libertadores da América, entre Flamengo e River Plate, no dia 23 de novembro, no estádio Monumental de Lima, no Peru.

Seja de ônibus ou avião, e com as adversidades que vierem pelo caminho, os torcedores de Campos vão percorrer quilômetros em busca de um único sonho: a tão cobiçada conquista da América.

Leandro Branquinho escolheu uma opção um tanto diferente, ele vai viajar de ônibus e o percurso vai durar nada menos que: Cinco dias para ir e cinco para voltar, em total de seis mil quilômetros percorridos. Mas, quanto vale o preço de assistir a um jogo histórico após poder presenciar à volta do Flamengo a uma final de Libertadores, depois de 38 anos? Para Leandro, essa paixão vai além do desafio da distância.

“Para mim, ficou mais viável o ônibus, a passagem de avião aumentou e os custos são enormes, mas vou encarar os seis mil quilômetros, com muita fé, além de viver um momento histórico. Vou atravessar 120 cidades aproximadamente e em cada uma vou encontrar uma história, porque a paixão pelo Flamengo vem desde criança e conquistar a Libertadores é o maior sonho que eu tenho, e quero estar presente. São muitos quilômetros mas vai valer todo esse sacrifício. Vou poder vivenciar, curtir e comemorar”, disse.

Além da “loucura” e paixão, Leandro disse que a esposa liberou essa viagem, mas com um ar de preocupação. O torcedor viaja no dia 18, chega ao Peru no dia 22 e retorna para Campos somente no dia 29.

“A esposa até deixou e os filhos concordaram, mas vamos em busca desse título, com o Flamengo campeão, vou voltar feliz e toda família vai ficar feliz também, com certeza.

Há 38 anos, nascia um flamenguista, o Samuel Figueiredo, por coincidência ou não, no mesmo ano em que o Flamengo conquistava o mundo com o time inesquecível de Zico e companhia. Agora, 38 anos depois, o torcedor campista poderá viver de perto esse sonho que foi planejado com um ano de antecedência, confiança que ele vai levar no avião e também na mala.

“Não é um sonho só para mim, mas para todo rubro-negro, é o título que a gente almeja há décadas e por isso tenho feito esse esforço, às vezes passando até um pouco da conta. É um sonho de geração, de pai para filho e são histórias que meu pai contava e hoje a gente está vivendo o ano que pode ser o melhor da história do clube e isso não tem preço. Espero daqui a alguns anos contar ao meu filho tudo que estou vivendo, essa luta, que é acompanhar meu clube, essa paixão que vem desde berço e vai passar para outras gerações”, disse o rubro-negro.

(Foto: Carlos Grevi)

Samuel ainda teve que encarar outro obstáculo, a mudança de local, com a crise política vivida no Chile, o jogo passou para o Peru, mas ele já tinha se planejado para assistir o jogo e teve que mudar todo roteiro para acompanhar sua primeira competição internacional acompanhando o time do coração.

“Eu me programei há um ano atrás contando com as férias e acreditando que o Flamengo ia chegar nesse momento. Comprei as passagens mesmo o time estando nas quartas de final, hotel reservado, e aconteceu esse problema da mudança de local. Tive que fazer nova verificação de passagem para Lima e toda troca. Mas graças a Deus, deu tudo certo. A torcida do Fla tem o DNA de sempre acreditar”, finalizou Samuel.

O presidente da Embaixada do Fla-Campos, Thiago Corrêa, não tem o roteiro tão diferente do Samuel, mas o percurso…esse vai ser mudado, será um dia e meio viajando de avião, entre escalas e aeroportos.

“Na verdade, vai um grupo grande da Embaixada e não conseguimos comprar para que todos fossem no mesmo voo e vamos nos encontrar lá. O meu grupo vai sair no dia 20, de Campos para São Paulo, depois Cotiamba, La Paz – Onde passaremos à noite no aeroporto, depois Cusco para Lima. Só vamos chegar dia 22”, disse o presidente da Fla-Campos.

Para Thiago, todo sacrifício pelo Flamengo vale a pena, afinal, ele também acompanhou o time nos jogos da Libertadores até chegar a tão esperada final.

“Fui a todos os jogos do Maracanã e na semifinal na Arena do Grêmio. A programação inicial seria Santiago, a maioria com ingressos comprados e conseguimos trocar para Lima. Todo sacrifício e a confiança valem a pena, afinal, aposto em 3 x 1 para o Flamengo, na humildade”, brincou.

Aproximadamente 20 torcedores vão sair de Campos rumo ao estádio Monumental de Lima, mas todos com um só objetivo em comum: Voltar com a taça da Libertadores da América na mala e no coração.